domingo, 8 de janeiro de 2023

Castella em ombros na reaparição em Manizales

O matador francês Sebastián Castella encerrou-se ontem com seis toiros na Feira de Manizales (Colômbia), reaparecendo nas arenas dois anos depois (Setembro de 2020) de ter anunciado que se retirava, deixando pendurado o empresário luso Ricardo Levesinho a dois dias de se apresentar na Feira de Outubro em Vila Franca.

"Há outros universos por descobrir", disse na altura numa carta em que a anunciava a retirada e recordava "os companheiros que pagaram coma vida a conquista dos seus sonhos de luces".

Dois anos depois do inesperado adeus às arenas, Sebastián Castella voltou ontem a tourear em Manizales, enfrentando toiros das ganadarias de Ernesto Gutiérrez, Juan Bernardo Caicedo e Las Ventas del Espíritu Santo no sexto festejo da 68ª temporada taurina na praça colombiana.

Foi aplaudido no primeiro toiro, silenciado nos segundo, terceiro e quarto e no sexto, e cortou as duas orelhas ao quinto, "Descarriado" (da ganadaria Las Ventas del Espíritu Santo), que foi premiado com volta ao ruedo. A praça registou uma enchente. O matador saíu em ombros.

Castella tomou a alternativa em Beziers (França) em 2000, apadrinhado por Enrique Ponce, com o testemunho de José Tomás.

Fotos D.R./suertematador.com e altotomexico.com