domingo, 5 de fevereiro de 2023

Belíssima tarde de toiros no segundo festejo do ano ontem em Mourão

Praça cheia e grandes momentos de bom toureio a cavalo e a pé ontem em Mourão no segundo festival da nova temporada com novilhos de Murteira Grave de nota alta a proporcionaram o triunfo aos toureiros.

"Llenazo y êxito artístico con los 'murteiras' em Mourão" - titula o site espanhol "Mundotoro", destacando o "gran encierro de Joaquim Grave en sel segundo festejo de la Feria das Candeias".

Actuações de alto nível dos cavaleiros Luis Rouxinol Jr. e António Telles (filho), dos matadores Domingo López Chaves, Manuel Dias Gomes e Tomás Rufo (auspiciosa estreia em Portugal da nova estrela do toureio espanhol) e do novilheiro Manuel Caballero, tendo todos dado aplaudidas voltas à arena.

Os forcados de Santarém executaram uma primeira pega ao terceiro intento por Manuel Ribeiro de Almeida e outra à primeira por José Maria Gonçalves e o festival foi bem dirigido por Agostinho Borges, assessorado pela médica veterinária Ana Gomes.

Ao início do festejo rendeu-se homenagem aos matadores Domingo López Chaves (que esta temporada se despede das arenas) e a Tomás Rufo (que apenas com um ano de alternativa saíu na última temporada em ombros em Sevilha e em Madrid), que receberam galardões entregues pelo Maestro Juan António Ruiz "Espartaco" (foto de cima), saudado na arena com uma fortíssima ovação.

Mais logo, não perca todas as fotos de José Canhoto.

Foto José Canhoto