sábado, 24 de janeiro de 2026

Mari Carmen Vásquez tinha 95 anos: morreu a viúva do "Ciclón" Carlos Arruza

Com 95 anos, morreu de causas naturais em sua casa, em Santiago Tianguistencono Estado de México, a viúva do célebre matador de toiros (e posteriormente rejoneador) Carlos Arruza (foto em cima), Mari Carmen Vásquez, mãe do também cavaleiro Carlos Arruza filho (já falecido) e do matador de toiros Manolo Arruza.

Mari Carmen Vásquez, espanhola, natural de Sevilha, casou em Junho de 1950 (fotos em baixo) com o matador de toiros mexicano Carlos Arruza, anunciado nos cartéis como "El Ciclón", que foi histórico rival do grande "Manolete" e também rival e amigo do saudoso matador português Manuel dos Santos. Tiveram cinco filhos: Carlos, Manolo, Carmen, Teresa e Crista.

Tal como Manuel dos SantosCarlos Arruza morreu num acidente de automóvel em 20 de Maio de 1966, na estrada entre Toluca e a Cidade do México. Tinha 46 anos.

Mari Carmen - que tive a honra de conhecer no México quando ali estive pela segunda vez, em 1986, com Fernando Camacho, com quem a Senhora manteve durante muitos anos uma grande relação de amizade - casou depois em segundas núpcias com o também matador de toiros Manuel Capetillo Villaseñor, de quem teve outro filho, o conhecido actor Eduardo Capetillo (foto de baixo).

Fotos D.R.

Uma das últimas fotos, com o filho mais novo, o famoso actor
mexicano Eduardo Capetillo

O casamento com Carlos Arruza em Junho de 1950
"Manolete" e Carlos Arruza
Miguel Alvarenga e Carlos Arruza (filho), que foi cavaleiro e
sofreu em Portugal em 1976 uma grave colhida, fotografados por
Fernando Camacho em 1986 no rancho da Família Arruza no
México