O valoroso matador Nuno Casquinha comemora nesta temporada 15 anos de alternativa e pretende assinalar a efeméride toureando em Portugal, Espanha e Peru. Há já algumas coisas palavradas neste momento, que a seu tempo serão divulgadas.
37º matador de toiros de Portugal, Nuno Miguel Vicente Casquinha nasceu numa família com fortes tradições tauromáquicas: é filho de ganadeiro, neto de criador de cavalos e de campino e sobrinho de equitador. Com esta ascendência o seu futuro seria espectável.
Apesar de ter nascido em Lisboa, Nuno cresceu em Vila Franca de Xira. Viveu em Madrid (onde se formou na Escola de Toureio de Madrid) e no México, onde foi à procura de oportunidades. Antes tinha passado pelas Escolas de Toureio da Moita e de Vila Franca.
Fez a sua apresentação como bezerrista a 14 de Agosto de 2002 na praça de toiros de Torrejoncillo, em Espanha. Debutou com picadores no dia 5 de Junho de 2005 em Captieux, França. Lidou novilhos da ganadaria Sánchez Arjona, tendo compartilhado cartel com Sergio Serrano e Mehdi Savalli.
Apresentou-se como novilheiro no dia 9 de Outubro de 2007 na Monumental de Las Ventas, Madrid. Lidou o “Tordoveio” com 485 quilos, da ganadaria Couto de Fornilhos. Compartilharam o cartel Martín de Vidales e Santiago Naranjo.
Nuno Casquinha tomou a alternativa de matador de toiros a 23 de Abril de 2011 em Villanueva del Fresno, Badajoz. Foi seu padrinho Javier Solís e testemunha Julio Parejo. Cortou duas orelhas a reses da ganadaria de Bernardino Píriz.
Foto D.R.

