Já está esgotada há alguns dias a sala do Restaurante "O Arcada", em Safara, onde esta noite a Tertúlia Tauromáquica "Os Saltimbancos" entrega pelo quarto ano os seus Prémios da Tauromaquia, distinguindo várias figuras da nossa Festa, mas premiando sobretudo os que mais se destacaram no concelho de Moura ao longo da última temporada.
Os premiados são Miguel Moura e o Grupo de Forcados Amadores de Monforte (melhor grupo). Ficou deserto o prémio para a melhor ganadaria (das lidadas no concelho de Moura).
Com o Prémio Figura, será hoje homenageado a título póstumo o saudoso jovem forcado Manuel Maria Trindade (foto), morto por um toiro na praça do Campo Pequeno em Agosto do ano passado, que pertencia ao grupo de forcados Amadores de São Manços.
Foram ainda outorgados os prémios Incentivo ao novilheiro Tomás Bastos; Aficion à associação Reguengos Aficion; e o prémio Carreira ao cavaleiro Marco José, que em 2025 se despediu das arenas após 30 anos de alternativa.
A Tertúlia "Os Saltimbancos" distinguiu ainda os grupos de forcados Amadores do Aposento da Moita e Amadores de Safara, que comemoraram ambos 50 anos da sua fundação na última temporada; e Nuno Marecos, antigo cabo dos Amadores da Chamusca, que se despediu das arenas.
Foto M. Alvarenga



