sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Rui Fernandes galardoado com o Prémio "Álvaro Domecq" que o distingue como cavaleiro triunfador da temporada em El Puerto de Santa Maria

Rui Fernandes foi hoje galardoado com o importante Prémio "Álvaro Domecq" como cavaleiro triunfador da última temporada na praça espanhola de El Puerto de Santa Maria (Cádiz) - onde obteve um triunfo notável na tarde de 8 de Agosto do ano passado, cortando duas orelhas em tarde de competição com Diego Ventura (que cortou também duas orelhas) e o também ginete luso João Ribeiro Telles (ovacionado no seu primeiro toiro e silenciado no outro). Fernandes e Ventura sairam em ombros. Os toiros pertenciam à ganadaria portuguesa de David Ribeiro Telles.

A entrega dos Prémios Taurinos "Toros en El Puerto", que se atribuíram pelo segundo ano, teve lugar esta sexta-feira na histórica Bodega del Castillo de San Marcos, do Grupo Caballero. Os troféus foram, como ano ano anterior, obras do artista jerezano Cristóbal Donaire Barea "Valcris", salvo o outorgado ao novilheiro mais destacado nas aulas práticas, que foi um capote de passeio oferecido pelo estilista José Manuel Berciano.

Rui Fernandes recebeu o seu prémio das mãos do antigo rejoneador António Domecq (foto de cima), sobrinho do saudoso cavaleiro, falecido no ano passado, cuja memória se homenageia com a atribuição do seu nome a este troféu.

O mais internacional dos toureiros portugueses inicia a sua temporada de 2026 actuando a 8 de Março na Feira de Illescas (Toledo) e no dia seguinte, 9, na Feira de Castellón. Em Portugal, tem o seu primeiro compromisso a 11 de Abril em Reguengos de Monsaraz (um mano-a-mano com João Moura Jr.) e a 30 de Maio regressa à Monumental de Madrid para actuar na segunda corrida de rejoneio da Feira de Santo Isidro.

Para além de Rui Fernandes, foram também distinguidos os matadores José António Morante de la Puebla (melhor faena da temporada em El Puerto, pelo grande triunfo alcançado a 3 de Agosto com o toiro "Laureado" da ganadaria El Freixo) e José Maria Manzanares (prémio Rafael Ortega à melhor estocada, executada ao toiro "Descreído" da ganadaria de Olga Jiménez em 2 de Agosto).

Foram ainda premiados: o toureiro local Daniel Crespo (menção especial pela brilhante actuação a 9 de Agosto com um toiro de Nuñez del Cuvillo); Aarón Palacio (melhor novilheiro com picadores); Mario Benítez (melhor picador, pertencente à quadrilha do matador Pablo Aguado); Francisco Javier Amores Morales (melhor toureiro de prata, pertencente à quadrilha de Morante de la Puebla); Celso Ortega (prémio "Juncal" ao novilheiro mais destacado nas aulas práticas); e a ganadaria Nuñez del Cuvillo (prémio pelo melhor toiro da temporada, o "Encendido", toureado na tarde de 10 de Agosto pelo matador peruano Roca Rey).

Em baixo, a foto final de grupo com todos os premiados.

Fotos D.R.