O matador de toiros Luís Vital “Procuna” actuou ontem, 8 Agosto com êxito na castiça e mais antiga praça de Toiros de Portugal.
“Procuna” apresentou-se de nazareno e oiro na praça onde há cinco anos consecutivos inclui os cartéis da feira taurina de Agosto em Abiul. De triunfo em triunfo repete em nome da justiça e como tal tornando-se um ídolo daquelas gentes que anos após ano se entusiasmam com a entrega, capacidade e o valor tremendo do Matador!
“Procuna" lidou dois toiros de Brito Paes, sendo que a faena ao seu primeiro foi de muita qualidade alcançando um triunfo importante. Tanto pela direita como pela esquerda, toureou repousado e mandando, rematando com soberbos passes de peito, entusiasmou o publico que quase encheu o castiço tauródromo. Com o capote esteve variado, e com as bandarilhas poderoso como sempre. A quarteio, de violino ou cambiando, levou o público ao rubro. A encerrar a corrida lidou um oponente menos claro de investida, metendo-se por um dos pitons e adiantando-se nas bandarilhas, soube o matador estar à altura e agigantou-se cumprido tércio. Brindou ao Presidente da Câmara de Pombal e realizou uma faena poderosa, sacando importantes muletazos, desenhando tandas de um poderio impressionante evitando a colhida que esteve sempre eminente e à qual o soube ultrapassar numa faena que teve muito poder e imposição empolgando o publico pelo seu valor e com desplantes em jeito de remate final.
Uma importante jornada para Luís “Procuna” depois do importante triunfo do Campo Pequeno e com próximos compromissos a curto prazo.
O cartel era constituído também pelos cavaleiros Vítor Ribeiro e Manuel Lupi, ambos realizaram duas muito boas actuações dando ambos volta, após cada lide. O curro de Brito Paes teve mobilidade e saiu no geral encastado. Dirigiu o Sr. Ricardo Pereira assessorado pelo Dr. Francisco Barata. Registou-se 2/3 fortes de entrada.
Fotos D.R./exclusivo "Farpas"