O cavalo "Fantástico", de Jorge D'Almeida, que morreu ontem em Almeirim vítima de substâncias tóxicas na ração ingerida, foi enviado para o Instituto Nacional de Medicina Veterinária, em Benfica, a fim de ser analisado - informou-nos o cavaleiro.
O cavalo tinha o ferro de Armando João Moura e era uma das esperanças da quadra do cavaleiro amador David Gomes (na foto, com Jorge D'Almeida), pupilo do toureiro de Almeirim.
Tanto Jorge D'Almeida, como Joana Andrade, a quem também morreu um cavalo e mais quatro estão em perigo de vida depois de terem ingerido a mesma ração, explicam que os sintomas começam por ser a fraqueza nos quartos posteriores, acabando os animais por se deitar, não mais conseguindo levantar-se.
Há poucos anos, aconteceu o mesmo com cavalos da Coudelaria Lima Duarte, na Ilha Terceira, igualmente intoxicados depois de terem comido ração que continha toxinas fatais.
Tanto Jorge D'Almeida como a toureira Joana Andrade entregaram os casos às autoridades, com o objectivo de responsabilizar os proprietários da marca de ração que provocou a morte aos cavalos.
Foto D.R.