quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Quem é Ruiz Miguel, o Maestro que dia 13 toureia em Lisboa

Francisco Ruiz Miguel, toureiro de valor, de pundonor e enorme poder
Foto D.R.
Nos anos 80 à porta da "Casa das Enguias" com o Maestro Armando Soares
Foto M. Alvarenga
Ruiz Miguel toureou ao longo da sua carreira 100 corridas de Miura!
Na última Feira do Toiro em Santarém com Miguel Alvarenga
Foto Hugo Teixeira
21 de Agosto deste ano, em Sanlúcar: O Maestro surpreendeu tudo e todos!
Foto D.R.
Este ano, em Agosto, aos 62 anos, deu lição de toureio em Sanlúcar de Barrameda e saíu em ombros com Padilla
Foto D.R.

Francisco Ruiz Miguel, o Maestro que no próximo dia 13 virá ao Campo Pequeno tourear ao lado de Vitor Mendes e Pedrito de Portugal no Festival da Fundação L.Vida, uma organozação da Família Ribeiro Telles, nasceu há 62 anos em San Fernando, Cádiz e debutou com picadores na sua terra em 1968, tendo recebido a alternativa na agora encerrada Monumental de Barcelona, com toiros da ganadaria portuguesa de Pinto Barreiros, em 27 de Abril de 1969, apadrinhado por José Fuentes com o testemunho de Manolo Márquez. Lidou o toiro "Panadero" da ganadaria portuguesa.
Confirmou a alternativa em Madrid em 15 de Maio de 1970 apadrinhado por Andrés Hernando, com o testemunho de Juan José García Corral, frente a toiros de Osborne.
Especialista em corridas duras, toureou ao longo da sua carreira 100 corridas de Miura, 86 de Victorino, 36 de Pablo Romero, várias de Murteira Grave e de Guardiola, entre muitas mais.
Saíu dez vezes em ombros pela "porta grande" da Monumental de Madrid e foi um dos poucos toureiros que cortou um rabo na Real Maestranza de Sevilha.
Despediu-se das arenas pela primeira vez em 1989, mas reapareceu depois em algumas temporadas, nunca deixando de tourear festivais e de participar em tentas, nomeadamente nas das ganadarias portuguesas de Murteira Grave e Francisco Luis Caldeira, a cujos ganadeiros o liga uma longa e profunda amizade.
A carreira de Francisco Ruiz Miguel esteve sempre também ligada a Portugal, onde goza de enorme simpatia pelas suas muitas participações em Lisboa nas célebres "Corridas da Imprensa", nos anos 70 e sobretudo 80, quase sempre actuando mano-a-mano com "Niño de la Capea". Foram dois dos últimos ídolos da aficion lisboeta.
Ruiz Miguel foi grande amigo do saudoso cronista taurino Dr. Fernando Teixeira, mantendo também laços de amizade ao longo dos anos com os jornalistas José Sampaio, Manuel Andrade Guerra e Miguel Alvarenga.
Esta temporada, com 62 anos de idade, surpreendeu tudo e todos ao voltar a vestir-se de luces, dando uma tremenda lição de toureio em Sanlúcar de Barrameda na tarde de 2o de Agosto, frente a toiros de Fuente Ymbro, saindo em ombros com Juan José Padilla.
O Maestro é casado com Lola Álvarez Briales e tem dois filhos. Reside em Algeciras e ultimamente tem sido comentarista das transmissões televisivas do Canal Sur.
É um toureiro de imenso valor, pundonor e muito poderoso, que mantém a forma e as ganas de outros tempos - pelo que vai valer a pena vê-lo de volta no Campo Pequeno no próximo dia 13!

Fotos D.R.