Onze toureiros portugueses tomaram a alternativa, ascendendo à classe profissional, nesta temporada de 2011 - dos quais, 6 cavaleiros, um matador de toiros e 4 bandarilheiros, segundo os dados divulgados pela Associação Nacional de Toureiros (ANDT).
Tornaram-se profissionais os cavaleiros Marcelo Mendes (8 de Maio em V. Franca), Sário Cabral, cavaleiro da Califórnia, de origem portuguesa (em Stevinson, Estados Unidos, a 29 de Maio), Tomás Pinto (na foto da esquerda, em Santarém, a 10 de Junho), Filipe Vinhais (Cartaxo, 19 de Junho), Ana Rita (Redondo, 5 de Julho) e Tiago Martins (Abiúl, 14 de Agosto).
O matador Nuno Casquinha (foto da direita) tomou a alternativa em Vilanueva del Fresno (Espanha) em 29 de Maio e em Portugal receberam a alternativa de bandarilheiro quatro jovens: Duarte Alegrete (3 de Abril em Almeirim), Gonçalo Veloso (12 de Junho em Santarém), Nuno Boga (22 de Junho em Angra do Heroísmo) e António Telles Bastos (15 de Agosto nas Caldas da Rainha).
Cinco cavaleiros fizeram este ano a prova de praticante: Sofia Almeida (12 de Fevereiro na Granja), João Branco (5 de Março no Redondo), Maria Mira (também a 5 de Março no Redondo), João Domingues (26 de Março em Arronches) e Manuel Vacas de Carvalho (3 de Setembro em Montemor-o-Novo).
Tiago Santos fez prova para novilheiro praticante no Campo Pequeno em 16 de Junho e para bandarilheiro praticante prestaram provas esta temporada oito jovens subalternos: André Rocha (26 de Março em Arronches), Filipe Casqueiro e Ricardo Pereira (ambos a 9 de Abril em Cabeço de Vide), Filipe Gravito (25 de Abril no Sobral de Monte Agraço), Domingos Prates (7 de Maio em Fronteira), João Diogo Fera e Miguel Murtinho (28 de Maio em Serpa) e Francisco Freire (16 de Junho no Campo Pequeno).
Fotos João Dinis e Pedro Batalha