sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Praças a concurso prometem animar época do defeso


Algumas praças de toiros podem mudar de mãos (ou nem tanto como isso...) na próxima temporada de 2014. Diz-se e comenta-se que os proprietários (particulares, autarquias ou Misericórdias) poderão ter que baixar o valor astronómico das rendas de aluguer das mesmas, sob pena de não aparecerem concorrentes. E diz-se também que algumas delas já estarão neste momento a ser negociadas entre os seus proprietários e os eventuais candidatos, o que, a confirmar-se, pode deitar por terra o tradicional ambiente competitivo e a muita especulação que por norma marcam os concursos para adjudicação dos nossos tauródromos.
As praças de Coruche, da Moita e de Évora, todas elas geridas no último ano pela empresa "Campo e Praça", deverão ser negociadas - ou simplesmente renegociadas. Também as da Arruda dos Vinhos (gerida por Levesinho) e de Reguengos de Monsaraz (adjudicada a "Nené") irão a concurso. Não se sabe ainda o que se passará em Estremoz, onde a praça foi este ano reinaugurada e entregue à "Campo e Praça" e também se mantém a incógnita sobre o futuro da praça de Portalegre, depois da acidentada adjudicação, este ano, ao empresário Henrique Gil.
Outra incógnita é a praça de toiros de Abiúl (Pombal), a mais antiga do país, durante muitos anos gerida pela dupla Agostinho/Carrasqueira, os antigos responsáveis pela Junta de Freguesia (proprietária do imóvel), que perderam as últimas eleições autárquicas. Diz-se que a nova Junta não seguirá o exemplo da anterior e que vai optar por alugar a praça e até transformar o recinto num pavilhão multiusos coberto, mantendo obviamente a tradição das corridas de toiros no Verão e especialmente na sua feira de Agosto. Diz-se que há, pelo menos, duas importantes empresas interessadas na adjudicação da praça de Abiúl. Aguarde-se...

Foto D.R.