segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O primeiro treino oficial: Academia de Toureio a Cavalo arranca oficialmente no final do mês

Jorge D'Almeida, o criador e mentor da primeira Academia de Toureio a Cavalo
no mundo, treinando-se sábado para o seu regresso às arenas na próxima
temporada, em que assinalará 25 anos de alternativa
David Gomes (que neste treino sofreu aparatosa queda, como ontem noticiámos)
receberá a alternativa em 2014 apadrinhado por Jorge D'Almeida, seu mestre,
com o testemunho de Diego Ventura
Álvaro San Emeterio veio de Santander (Espanha) para aprender em Portugal
a arte do toureio a cavalo. Já deixou ambiente este ano nos espectáculos em que
tomou parte, tendo sido vencedor do Bolsín de Alpalhão
António D'Almeida regressou a Portugal após cinco anos a tourear apenas em
Espanha. Vem de novo em forma e tomará também a alternativa em 2014

Na Quinta da Padilha, em Almeirim, está tudo a postos para o arranque, no próximo mês de Dezembro, do primeiro "ano lectivo" na pioneira Academia de Toureio a Cavalo "Jorge de Almeida", primeira no mundo a formar cavaleiros tauromáquicos. "Há, desde sempre houve, inúmeras escolas de toureio a pé em todo o mundo, inclusivé em Portugal, mas nunca houve uma, oficial, de toureio a cavalo", afirma o cavaleiro tauromáquico Jorge D'Almeida para desta forma explicar os porquês que estiveram na origem desta sua iniciativa - única em todo o mundo.
"Hoje em dia, a maioria dos cavaleiros tauromáquicos pecam pela falta de escola, pela ausência de bases. Para se ser cavaleiro tauromáquico não basta ter dinheiro, comprar cavalos e casacas e avançar. Há toda uma aprendizagem e uma escola que é necessário beber antes de começar", explica.
A Academia de Toureio a Cavalo arrancará oficialmente no final deste mês de Novembro, altura em que estará disponível o seu site, onde os interessados terão acesso a toda a informação necessária e onde se poderão inscrever. Haverá várias modalidades e vários escalões e não entrará quem quiser. Esclarece Jorge D'Almeida: "Haverá sempre uma pré-avaliação de todos os inscritos. Não queremos perder tempo, nem queremos que ninguém perca tempo aqui. Só fica e só entra quem revelar aptidões para aprender".
No sábado, assistimos a um treino dos - para já - três cavaleiros da Academia, os cavaleiros praticantes David Gomes e António D'Almeida (que no próximo ano deverão receber as respectivas alternativas) e o espanhol Álvaro San Emeterio, natural de Santander e que optou por vir aprender em Portugal a arte do toureio equestre.
Além de Jorge D'Almeida - que em 2014 assinalará num número reduzido de corridas os seus 25 anos de alternativa e que no sábado demonstrou estar em forma para este anunciado regresso às lides - outros cavaleiros tauromáquicos serão convidados a dar aulas na futura Academia. "Pretende-se formar cavaleiros tauromáquicos, mas também homens, dando-lhes a conhecer as vivências de todos nós no mundo dos toiros, a nossa experiência, os nossos conhecimentos", diz Jorge D'Almeida, a rematar.

Fotos M. Alvarenga