domingo, 17 de novembro de 2013

Ontem em Almeirim: David Gomes sofre acidente em treino

O momento da queda. Visíveis as botas do toureiro, que ficou debaixo do cavalo
Pouco antes da queda
Momentos depois da queda e quando era observado pelos amigos. Nas fotos
de baixo, David Gomes quando se dirigia ao automóvel para rumar ao Hospital
de Santarém (à esquerda) e à noite, no jantar de encerramento da sua temporada,
em que esteve rodeado por todos os membros da sua equipa



O jovem cavaleiro praticante David Gomes sofreu ontem uma aparatosa queda quando participava no tentadero da Quinta da Padilha, em Almeirim, no primeiro treino oficial dos ginetes que integram, para já, a Academia de Toureio a Cavalo "Jorge D'Almeida", que no final deste mês será apresentada e que é a primeira no mundo a ensinas as bases e a preparar futuros cavaleiros tauromáquicos.
No tentadero da herdade de Jorge D'Almeida actuavam, além do próprio cavaleiro (que em 2014 participará em duas corridas para comemorar o 25º aniversário da sua alternativa), os jovens David Gomes, António D'Almeida e Álvaro San Emeterio.
David Gomes, que no próximo ano tomará a alternativa (apadrinhado por Jorge D'Almeida, com o testemunho de Diego Ventura, em data e praça que em breve serão anunciadas) foi o último a tourear. exibindo um novo e vistoso cavalo.
Já no final da lide, quando ensaiava um recorte para retirar o novilho das tábuas, o cavalo escorregou e arrastou consigo o jovem toureiro, que bateu violentamente com a cabeça no chão e foi ainda atingido de raspão pelo novilho. David Gomes levantou-se, a cambalear e meio atordoado, sendo de imediato acudido pelos jovens companheiros António D'Almeida e San Emeterio e pelos seus dois bandarilheiros, Ricardo Andrade e João Mourão. Sangrava abundantemente da cabeça (testa) e foi transportado para o Hospital de Santarém, onde esteve em observação até ao início da noite, tendo alta depois de os médicos terem procedido a exames que confirmaram, felizmente, não ter sofrido nenhuma lesão grave.
Apesar de combalido, David Gomes participou depois no jantar de final de temporada em que esteve reunido com toda a sua equipa e que se realizou no restaurante "Cocheira Velha", em Almeirim, propriedade da Família Ribeiro Telles.

Fotos M. Alvarenga