terça-feira, 20 de maio de 2014

Forcado mexicano morreu na arena: as imagens da tragédia

A tragédia da morte estampada no rosto do forcado quando o retiravam da arena
Ferido na sobrancelha ao tentar executar a pega, Eduardo del Villar voltou à cara
do toiro
O momento da fatídica pega
Momento em que o forcado concretizava a pega, ao segundo intento. Ainda na cara
do toiro, já estava ferido de morte. Não havia ambulância na praça. Ferido na veia
femoral, perdeu muito sangue e morreu pouco depois de dar entrada no hospital
Eduardo del Villar tinha 26 anos e era forcado desde 2006. Em 2008 fundara o grupo
de Hidalgo, depois de ter pertencido inicialmente aos forcados de Puebla

Eduardo del Villar tinha estampada no rosto a tragédia da morte quando os companheiros o sacaram da cara do toiro, depois de executar aquela que seria a sua derradeira pega, no domingo, na corrida que encerrava a feira taurina de Seybaplaya, em Campeche (México).
O jovem forcado de 26 anos era cabo dos Forcados Hidalguenses, um dos vários grupos que existem no México, e pegava ao segundo intento o primeiro toiro da tarde, de nome "San Isidro Labrador", com 500 quilos, pertencente à ganadaria mexicana de Rancho Seco e que fora lidado pelo rejoneador Emiliano Gamero - como ontem noticiámos.
Na primeira tentativa, Eduardo del Villar ficara ferido na sobrancelha, mas nem por isso perdeu o ânimo de voltar à cara do toiro e de dar o exemplo, como cabo, aos seus companheiros.
Na segunda pega, o malogrado forcado sofreu uma gravíssima cornada na perna esquerda que lhe atingiu a veia femoral. O corno entrou pela virilha e saíu pelo abdomen.
O jornal "Tribuna de Campeche" refere que "sacá-lo da arena complicou-se devido à deficiente organização da corrida, que carecia de acessos de emergência e paramédicos na área". A ambulância tardou a chegar e o forcado perdeu muito sangue. Finalmente transportando ao hospital de Campeche, acabou por não resistir aos ferimentos.  "Devido à quantidade de sangue que perdeu, ao tempo que decorreu e à gravidade das lesões sofridas, morreu pouco depois de entrar no hospital", adianta o jornal mexicano.

Fotos D.R./@Seybaplaya al dia