quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Prótoiro esclarece: amadores com menos de 16 anos não estão impedidos de tourear



Ao contrário de notícias divulgadas nos últimos dias, depois da reunião no Parlamento em que participaram os dirigentes da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), Paulo Pessoa de Carvalho (presidente) e Ricardo Levesinho (vice-presidente), a Federação Prótoiro vem esclarecer neste comunicado que não é verdade que os menores de 16 anos fiquem impedidos de tourear, desde que na qualidade, óbvia, de amadores e em festejos próprios:


Tendo em conta que foi divulgada pela Agencia Lusa uma noticia errónea sobre as audições que estão a decorrer no Parlamento, realizadas pelo grupo de trabalho da proposta de lei do Governo que estabelece o regime de acesso e exercício da actividade de artista tauromáquico e de auxiliar de espectáculo tauromáquico, vimos fazer os seguintes esclarecimentos:
O que está em discussão é o estatuto dos profissionais de toureio e o seu acesso a essa actividade profissional. Assim, o que está previsto é que podem aceder à categoria de profissionais (momento marcado pela realização da prova de praticante) pessoas com 16 anos, pois esta é a idade mínima em Portugal para se poder trabalhar, em qualquer profissão.
Fora desta lei está a situação dos amadores, não sendo abrangidos pela mesma. O Secretário de Estado da Cultura referiu que esta proposta de lei deve clarificar que os amadores não são abrangidos por esta limitação dizendo que é necessário "encontrar uma solução normativa de escrita que esclareça que esta não inclui a actividade amadora". O presidente da APET, Paulo Pessoa de Carvalho, defendeu na mesma Comissão, que não deve existir uma idade para a prática dos amadores.
Não existe por isso nenhuma tentativa de limitar a prática do toureio por amadores abaixo dos 16 anos como algumas notícias pretendiam fazer crer. A lei que está a ser analisada vai apenas regular o estatuto dos profissionais do toureio.

Federação PróToiro

Fotos D.R.