quinta-feira, 2 de julho de 2015

Peso médio, 600 quilos: os imponentes Castros para a Corrida TV no Campo Pequeno

Toiro nº 74, nascido em Setembro de 2010, 616 quilos
Toiro nº 67, nascido em Abril de 2010, 601 quilos
Toiro nº 72, nascido em Setembro de 2010, 618 quilos
Toiro nº 73, nascido em Setembro de 2010, 554 quilos
Toiro nº 75, nascido em Maio de 2010, 600 quilos
Toiro nº 84, nascido em Junho de 2011, 574 quilos
Toiro nº 94, nascido em Junho de 2011, 592 quilos



São estes os toiros imponentes e com um peso médio de 600 quilos, da prestigiada e temida ganadaria Fernandes de Castro para a 51ª Corrida TV que hoje, a partir das 22h00, se realiza na praça do Campo Pequeno, sendo o quinto espectáculo desta Temporada Sensacional.
Seis deles serão sorteados nos currais da praça às 17h00 para mais logo sairem à primeira arena do país, numa noite que terá seriedade e garantida emoção. Apesar de só aqui mostrarmos as fotos de sete toiros, encontram-se oito exemplares já aprovados nos currais do Campo Pequeno, sendo o segundo sobrero o toiro nº 81 com o peso de 534 quilos.
Os cavaleiros em praça são Luis Rouxinol, Sónia Matias, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Francisco Palha e o praticante João Salgueiro da Costa, estando as pegas a cargo dos grupos de forcados do Montijo, do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e do Aposento da Chamusca.
Embora não estejam anunciados no cartaz, estarão em disputa, como é tradicional nesta corrida da RTP, os troféus "Casa do Pessoal da RTP" para a melhor lide (prémio que será entregue no final da corrida por Luis Castro, presidente da Casa do Pessoal) e "João Moreira de Almeida" (nome do saudoso jornalista organizador das primeiras Corridas TV) para a melhor pega de caras (troféu que no final da corrida vai ser entregue ao vencedor pela administradora da empresa do Campo Pequeno, Drª Paula Resende).
Vencedora da maioria dos prémios que se atribuiram no ano passado e a elegeram como ganadaria triunfadora da temporada 2014 (entre os quais o Troféu "Farpas"), a ganadaria de Fernandes de Castro, actualmente dirigida pelo Engº António Luis Fernandes de Castro e representada por Hugo Branquinho, foi fundada em 1955 por Ernesto de Castro com vacas Soler e um semental de Oliveiras Irmãos. Como data de antiguidade, estabelece-se a de 21 de Setembro de 1960, dia em que fez a estreia na antiga praça de Elvas. A ganadaria pasta na Herdade da Ervideira, em Alcácer do Sal, tem procedência na ganadaria espanhola de Atanásio Fernández e o encaste actual é de Parladé (Atanásio Fernández).

Fotos Frederico Henriques/@Campo Pequeno