quinta-feira, 2 de julho de 2015

Próxima 5ª feira no C. Pequeno: Cante alentejano e Fado na homenagem a Mestre Batista

Juan Bautista, matador francês, actuará na próxima semana em Lisboa na corrida
de homenagem a Mestre Batista, que foi padrinho da alternativa de seu pai, o
antigo cavaleiro Luc Jalabert, hoje destacado empresário em França
Juan del Álamo, a nova estrela do toureio espanhol. O toureio a pé regressa ao
Campo Pequeno com dois dos seus mais finos intérpretes, depois da noite
mágica de "El Juli"
José Mestre Batista será lembrado na próxima 5ª feira no Campo Pequeno,
passados trinta anos da sua morte, vítima de um ataque de asma em Zafra (Espanha)


Iniciou-se já no Campo Pequeno a 51ª Corrida TV, quinto espectáculo da Temporada Sensacional na primeira praça de toiros do país, que neste mês de Julho terá quatro corridas consecutivas.
A próxima, a do "Correio da Manhã", de hoje a oito duas (9 de Julho) será mista e de oito toiro, como eram as corridas de antigamente, homenageando-se a memória de José Mestre Batista - por muitos considerado um revolucionário da arte de tourear a cavalo. Foi um dos cavaleiros mais importantes da História da tauromaquia portuguesa, influenciando muitos deles, cujo grande objectivo artístico era "cravar ferros à Batista". Muitos conseguiram-no, outros ficaram pelo desejo, mas a recordação dos "ferros à Batista" perdura na saudade de aficionados e artistas.
Essa figura ímpar é homenageada na próxima corrida da Temporada Sensacional do Campo Pequeno, de hoje a uma semana, 9 de Julho, corrida em cujo cartel figuram os seus dois últimos afilhados de alternativa, os cavaleiros Joaquim Bastinhas e Rui Salvador, bem como os matadores Juan Bautista, francês, filho do cavaleiro Luc Jalabert, também afilhado de alternativa de Mestre Batista e o espanhol Juan del Álamo. Bautista é uma das grandes figuras do momento, ao passo que Juan del Álamo é um dos jovens valores mais firmes do panorama internacional do toureio a pé. Pegam os forcados do Ribatejo e de Monsaraz e lidam-se a cavalo quatro toiros do Engº Luis Rocha e, a pé, outro quatro de Falé Filipe.
Participarão nas cortesias os cavaleiros Luís Miguel da Veiga e Luc Jalabert, respectivamente, o grande competidor de Mestre Batista e seu afilhado.
Antes da corrida, decorrerá um grande espectáculo de Cante Alentejano e Fado com a participação dos fadistas António Pinto Basto, Teresa Tapadas e Gustavo e do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. De seguida, Emeletina Batista, viúva do grande cavaleiro, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz farão a doacção de uma casaca de José Mestre Batista ao Museu do Campo Pequeno. No intervalo da corrida será, ainda, descerrada uma placa evocativa desta grande figura do toureio equestre.

Fotos D.R.