terça-feira, 29 de março de 2016

Estala a bomba: "Nené" ameaça guerra com toureiros e ganadeiros!




Entre feridos e mortos, já dizia o outro, alguém há-de escapar... mas a verdade é que o empresário António Manuel Cardoso "Nené" (foto ao lado) promete não baixar os braços e ir à guerra "com toureiros e ganadeiros" porque, divulga, estes lhe estão "a pedir dinheiros loucos, cachet's verdadeiramente astronómicos e muito superiores aos que estavam em vigor na temporada passada".
"Estamos em tempo de contenção e, pelos vistos, ninguém entende ou ninguém quer entender isso. Já houve ganadeiros que me pediram este ano 3 mil euros por toiro... e no que diz respeito a toureiros, cavaleiros sobretudo, estão a exigir honorários muito superiores aos do ano passado... Como já disse muitas vezes, a Festa vai morrer pelos de cá de dentro e nunca pelos anti-taurinos, esses são uns santinhos ao pé de muitos que cá andam...", afirma o veterano empresário, que este ano cumpre o seu 36º ano nesta actividade.
"Ainda não contratei muitos toureiros e o mais provável e nem os vir a contratar, exactamente por isso, por que me estão e exigir cachet's incomportáveis", explica. E acrescenta:
"E com os ganadeiros passa-se exactamente o mesmo. Perderam a cabeça, não estão no seu perfeito juízo, não sei, mas, repito, já me pediram 3 mil euros por toiro...".
A sua empresa Toiros & Tauromaquia inicia a temporada com corridas a 14 de Maio em Moura e a 15 em Évora (o tradicional Concurso de Ganadarias), "mas mesmo esses cartéis não estão ainda totalmente rematados e estão pendentes de como terminarem determinadas negociações que estão em curso", diz "Nené".
E a guerra promete ser dura, ameaça o empresário:
"Não há um único toureiro, hoje em dia, que leve gente às praças, que tenha alguma força de bilheteira. As praças portuguesas enchem quando toureia o Hermoso ou o Ventura, é pena que assim seja, mas é a realidade. O que é que estes cavaleiros pensam para estar a exigir o que exigem?... Quem mete gente nas praças são as datas tradicionais e eu vou optar este ano por apostar forte nas datas tradicionais das praças que estou a gerir, independentemente dos toureiros que toureiem. Se querem guerra, vão ter guerra! Mas com as exigências que estão a colocar, não os vou contratar. Não contratarei ninguém que não esteja empenhado em lutar pela continuidade da Festa. Podem vir a ter grandes surpresas com os meus cartéis... depois admirem-se! E a vontade que eu tenho é pôr a boca no trombone e contar tudo ao pormenor! Um dia destes é o que acontece...".
"Nené" não está manso. E ele, quando promete, cumpre. Cuidado...

Fotos D.R. e Maria Mil-Homens