quarta-feira, 30 de março de 2016

Alvarenga condenado no processo ANGF/Potier

Miguel Alvarenga e Solange Pinto esta manhã no banco dos réus no Tribunal de 
Oeiras



Miguel Alvarenga foi esta manhã condenado pelo Tribunal de Oeiras a uma pena de 10 meses de prisão, substituída pelo pagamento de uma multa de 1.500 euros, no processo por difamação movido pela Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) e pelo seu presidente José Potier, que dizia respeito a uma série de notícias cuja veracidade não ficou provada, publicadas no ano de 2010 no jornal "Farpas" e algumas também no "Farpas Blogue".
O Tribunal considerou em conta o facto de o jornalista não cometer desde há dez anos nenhum "crime" de "abuso de liberdade de imprensa" e por isso mesmo substituíu a pena de prisão efectiva por uma multa, pese embora a acusação (representada pelo Dr. Costa Monteiro, antigo dirigente da Federação ProToiro) ter proposto a prisão de Miguel Alvarenga.
Solange Pinto, ao tempo dos factos directora-adjunta do semanário "Farpas" e também arguida neste processo, foi absolvida - depois de Miguel Alvarenga, nas declarações que prestou, a ter "ilibado" de qualquer responsabilidade neste caso, informando o Tribunal de que esta tinha esse cargo de directora-adjunta "apenas a título simbólico, não lhe cabendo qualquer responsabilidade executiva na feitura do jornal".
Também arguida era Rita Barreiros, ao tempo colaboradora do jornal e que não compareceu nunca em Tribunal, sendo condenada a uma pena de multa.
Miguel Alvarenga reunirá nos próximos dias com o seu Advogado, Dr. João Camacho, para se decidir se vão ou não recorrer da sentença de hoje.

Foto D.R.