sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Campo Pequeno encerrou temporada com uma noite memorável

O célebre "Quarteto da Apoteose" reunido de novo ontem no Campo Pequeno
para a homenagem da empresa a José Samuel Lupi, que recebeu o Galardão
Prestígio/2016 na presença dos seus antigos companheiros (atrás) Rafael e
Ángel Peralta e Álvaro Domecq
Miguel Moura e Parreirita Cigano (em baixo) protagonizaram ontem os
mais emotivos e empolgantes momentos da Corrida de Gala que encerrou
a magnífica temporada do Campo Pequeno
 

Praça cheia, ontem, na Gala à Antiga Portuguesa que encerrou com chave de ouro e um ambientazo enorme a magnífica temporada do Campo Pequeno. Emotiva a homenagem, ao início, a José Samuel Lupi, que recebeu na presença dos seus eternos companheiros do "Quarteto da Apoteose" - Ángel Peralta, Álvaro Domecq e Rafael Peralta - o Galardão Prestígio/2016, outorgado pela Administração da primeira praça do país. O público tributou a Lupi uma calorosa ovação - só ficou a faltar a merecida volta à arena.
Frente a toiros muito sérios de Fernandes de Castro, cheios de sentido, com idade e trapio e que em nada facilitaram o labor a cavaleiros e, sobretudo, aos forcados, os grandes triunfos da noite ocorreram precisamente na recta final da corrida e com as actuações de Miguel Moura (foto de cima) e Parreirita Cigano (foto ao lado), dois dos mais sólidos valores desta nova geração de cavaleiros - duas actuações empolgantes e que galvanizaram o público de Lisboa.
António Ribeiro Telles abriu praça com uma lide muito acertada e de grande rigor clássico; António Maria Brito Paes reafirmou, com uma actuação com classe e bom gosto, a nova página que virou esta temporada na sua carreira; Marcos Bastinhas assinou uma lide de grande afirmação e enorme exuberância, como lhe é peculiar, triunfando; e Duarte Pinto manteve a linha de coerência de um estilo que é muito próprio e prima pelos ferros de verdade em terrenos de compromisso.
Na generalidade, os seis cavaleiros estiveram indiscutivelmente à altura do grande acontecimento que ontem se viveu no Campo Pequeno - assim como os forcados, havendo a registar grandes e aplaudidas intervenções dos dois grupos, Amadores de Lisboa e Amadores de Coruche.
A corrida foi bem dirigida por Lourenço Luzio - que fez questão de nos elucidar de que a direcção de ontem pode ter sido, de facto, a última em Lisboa, mas provavelmente não a despedida definitiva do cargo de "inteligente", uma vez que aguarda a reforma, mas não para já.
Muita cara conhecida ontem no Campo Pequeno e uma presença muito especial e que não passou despercebida ao público, sobretudo depois de os Forcados de Coruche lhe brindarem uma pega: numa  contra-barreira do sectos 1 esteve o célebre matador de toiros Juan António Ruiz "Espartaco".

Mais logo, não perca a análise detalhada de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Maria João Mil-Homens.

Fotos Frederico Henriques/@Campo Pequeno