quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A foto-mistério de Florindo Piteira




A foto que aqui reproduzimos em cima constitui, na verdade, um mistério. Já muitos a observaram atentamente exposta na magnífica tasca que o seu autor tem no Mercado de Évora - e cada qual a interpretou à sua maneira.
A foto foi captada por Florindo Piteira (foto da direita), um dos grandes repórteres da actualidade, e ele próprio nos explicou o que ela representa na verdade:
"Tirei-a este ano na corrida da Amieira e acho-a interessante, para mim é mesmo a minha melhor foto do ano, pelo menos aqui na minha tasca toda a gente fica intrigada pelo que possa ser este contra luz e  cada um diz o que vê nela...".
E levanta o véu:
"É o Manuel Ribeiro Telles Bastos (foto da esquerda) a benzer-se, antes de começar a tourear. Até o próprio a adorou, já lhe ofereci uma, ele viu na foto a aura de Deus. Mas sendo uma foto taurina, cada um pode  nela imaginar o que quiser. Eu quando a tirei foi no intuíto de fazer um contra luz interessante, mas depois quando a vi em casa fiquei deslumbrado, dado o momento do Telles Bastos, a relação que tinha com o Avô, Mestre David e a carga sentimental que ele carrega".

Fotos Florindo Piteira, Frederico Henriques e Emílio de Jesus