sábado, 12 de novembro de 2016

Matador Celso Ortega morre de ataque cardíaco aos 45 anos

Celso Ortega numa foto recente. O toureiro tinha 45 anos
e morreu esta madrugada em casa de ataque cardíaco
Celso Ortega num tentadero recente. Afastado das arenas, projectava tourear
alguns festivais no próximo ano e inclusivamente reaparecer de luces
Num festival nos anos 80, "Niño de la Capea", González Sabio e Celso Ortega.
Em baixo, o malogrado toureiro nos seus inícios em Las Ventas, Madrid


Morreu esta madrugada em sua casa, de ataque cardíaco, o matador de toiros espanhol Celso Ortega, que actuou por diversas vezes em Portugal, onde era apoderado pelo saudoso crítico tauromáquico João Mascarenhas, falecido no último ano.
Tinha 45 anos e era natural de El Puerto de Santa Maria. O corpo do malogrado toureiro será hoje velado em Jerez de la Frontera, para onde foi transportado e onde residem seus pais. O funeral realiza-se amanhã.
Celso Ortega debutou com picadores em Medina de Rioseco em 14 de Setembro de 1985, junto a Jorge Manrique e David Luguillano, com novilhos de Maria Luísa Paniagua. Tomou a alternativa na praça de El Puerto de Santa Maria em 29 de Maio de 1988 das mãos de Paco Ojeda com o testemunho de Miguel Báez "Litri", com toiros de Gabriel Rojas, confirmando-a em Madtid em 19 de Julho de 1992 apadrinhado por Raúl Aranda com o testemunho de Juan Cuellar, pertencendo os toiros à ganadaria de Román Sorando.
Celso Ortega participara recentemente em alguns tentaderos e, embora algo afastado da profissão, programava tourear alguns festivais no próximo ano e inclusivamente nos seus objectivos estava voltar a vestir-se de luces.
Que em paz descanse.

Fotos D.R., aplausos.es e Colecção de Vicente González Lechuga