sábado, 6 de maio de 2017

"Juanito" a 24 horas do debute em Las Ventas: "Madrid é tudo para mim!"



O jovem novilheiro português João Silva "Juanito" debuta amanhã, domingo, na praça de toiros mais importante do mundo, a Monumental de Madrid, onde enfrentará novilhos da ganadaria de Conde de Mayalde.
Vitor Mendes foi, no ano de 1987, o último matador luso a abrir a porta grande de Las Ventas e a sair em ombros. Em declarações ao site mundotoro.com, "Juanito" afirma que lhe "encataria ser o próximo" e tomar o testemunho do Maestro Mendes.
"Espero que as coisas corram bem e possa ser eu o próximo. Tenho a fortuna de conhecer o Maestro Vitor Mendes e admiro-o muito dentro e fora da praça de toiros. Tanto ele como Pedrito de Portugal são duas referências máximas do que tento conseguir como toureiro", afirma.
Comentando o facto de o toureio a pé estar neste momento a ressurgir em Portugal, diz "Juanito":
"Sinto orgulho pelo meu país, é a minha Pátria e procuro representá-lo com satisfação por todos os sítios onde faço o paseíllo. Agora mesmo atravessámos uma situação delicada, mas o apoio das Figuras indo ali tourear mais frequentemente e o labor que está levando a cabo Rui Bento, apostando no toureio a pé, estão a ser fundamentais".
E sobre o que para si significa a Monumental de Madrid, afirma o jovem toureiro de Monforte:
"Tudo! Desde que me conheço, é a praça que mais me ilusiona, a que tira o sono a tantos... A mim também me deslumbra. Espero estar à altura de um público tão entendido e de agradar à sua aficion. Isso é o principal. Que os novilhos permitam que possam ver-me tourear, quero cair de pé. Um sonho? Espero sair por onde não entrei (a porta grande). Afinal, todos procuramos isso mesmo!".

Fotos D.R.