sexta-feira, 5 de maio de 2017

Os 6 imponentes toiros para o Concurso de domingo em Vila Franca

Branco Núncio
António Silva
José Luis V. de Souza D'Andrade
Engº Jorge de Carvalho
São Torcato
Passanha Sobral


A atestar pelo trapio e pela imponente apresentação dos seis toiros das ganadarias que no próximo domingo disputarão na praça de Vila Franca de Xira os troféus de bravura e de apresentação, é caso para dizer que toureiros e forcados não terão nessa tarde de 7 de Maio a vida facilitada e que o espectáculo promete muita emoção... e risco!
Esta será a Corrida do Tomate e em praça estarão toiros das ganadarias de Branco Núncio, António Silva, José Luis V. de Souza D'Andrade, Engº Jorge de Carvalho, São Torcato e Passanha Sobral, cujas fotos falam por si e dispensam mais comentários.
Para lhes fazer frente, estarão na "Palha Blanco" os cavaleiros Francisco Palha, João Maria Branco e João Salgueiro da Costa e os valentes forcados de Vila Franca e de Alcochete (cartaz à direita).
Neste Concurso de Ganadarias na centenária praça "Palha Blanco", informa o empresário Paulo Pessoa de Carvalho, estão em disputa os troféus Bravura "Fernando Palha" e Apresentação "Santa Casa da Misericórdia de V. Franca de Xira" para os melhores toiros, os quais serão atribuídos por um júri credenciado e constituído por Luis Palha, Carlos Alberto Casquinha e Rodrigo Pereira.
Estará ainda em disputa na sua 3ª edição, o Troféu "João Vilaverde" para o melhor grupo em praça, sendo o júri constituído pelos antigos forcados João Franco, João Cortes, António Manuel Cardoso (Néné), Jorge Faria e Pedro Balé.
Na véspera, sábado, dia 6, realiza-se uma novilhada (cartaz à esquerda) com o cavaleiro Francisco Correia Lopes e os novilheiros Paula Santos, Luis Silva e João D'Alva, bem como os forcados de Vila Franca, que lidarão e pegarão novilhos de distintas ganadarias. Para este espectáculo de sábado os bilhetes têm o preço geral de apenas 5 euros e quem comprar bilhete para a corrida de domingo recebe uma entrada grátis para a novilhada de sábado.
Todos aos toiros a Vila Franca no próximo fim-de-semana!

Fotos D.R., Florindo Piteira e Francisco Romeiras/cortesia "Toiros & Cultura"