quarta-feira, 21 de junho de 2017

Há 75 anos: Augusto Gomes Júnior foi o primeiro novilheiro luso a apresentar-se em Espanha (Pamplona)

Augusto Gomes Júnior com sua neta Madalena Dias Gomes e Rui Bento, quando
em Agosto de 2012 foi homenageado no Campo Pequeno
Augusto Gomes Júnior quando em 2004 recebeu o Troféu "Prestígio" atribuído
pelo jornal "Farpas", tendo o mesmo sido entregue por Francisco Morgado
Toureando na Monumental de Madrid, onde foi o primeiro português a estoquer
um toiro, no ano de 1946
Augusto Gomes Júnior com Miguel Alvarenga, há 32 anos, entrevistado para o
jornal "O Diabo" poucos dias depois da morte do cavaleiro Mestre Batista, a cuja
quadrilha pertenceu como bandarilheiro; e, em baixo, nos seus tempos de
novilheiro em Espanha


21 de Junho de 1942, cumprem-se hoje 75 anos, as bodas de diamante. Nesta dia, Augusto Gomes Júnior (fotos) toureou na praça de toiros de Pamplona, entrando para a História como o primeiro novilheiro português que se apresentou de luces na vizinha Espanha - uma efeméride que recordamos, lembrando a memória daquele que foi o grande pioneiro além-fronteiras dos toureiros a pé de Portugal.
Nascido no Montijo em 19 de Dezembro de 1913, Augusto Gomes Júnior estreou-se como bandarilheiro amador no ano de 1936 na praça do Sobral de Monte Agraço, tomando a alternativa no ano seguinte no Campo Pequeno.
No ano de 1938 apresentou-se no Campo Pequeno já como novilheiro e no início da década de 40 estabeleceu-se em Espanha disposto a tomar a alternativa de matador de toiros. Há exactamente 75 anos, toureou como novilheiro em Pamplona, mas uma grave cornada sofrida em Tafalla obrigou-o a um interregno de quatro anos e impediu-o de ser o primeiro português a receber a alternativa de matador de toiros, que acabou por ser Diamantino Vizeu a 23 de Março de 1947 em Barcelona.
Augusto Gomes recebeu a alternativa cinco meses mais tarde, em Constantina, a 10 de Agosto desse mesmo ano de 1947, precisamente dezoito dias antes de "Manolete" morrer em Linares. O grande António Bienvenida foi o seu padrinho de alternativa e os toiros pertenciam à ganadaria Natera.
Um ano antes da alternativa, em 1946, Augusto Gomes Júnior já se apresentara em Madrid, tendo sido também o primeiro espada português a estoquear um toiro nessa praça. Toureou e triunfou no Perú, na Colômbia, na Venezuela, em Angola e em Macau, mas no ano de 1951 decidiu renunciar à alternativa de matador de toiros, regressando à categoria de bandarilheiro, chegando a integrar durante muitas épocas a quadrilha do famoso cavaleiro José Mestre Batista. Ensinou ainda a sua arte a muitos jovens candidatos a toureiros na desaparecida Escola Arena, que funcionou em Lisboa. Posteriormente, foi um competente director de corrida.
Augusto Gomes Júnior era pai do antigo cabo dos Forcados Amadores de Lisboa, José Luis Gomes e avô do matador de toiros Manuel Dias Gomes e dos forcados Pedro Maria Gomes (actual cabo do Grupo de Lisboa) e Gonçalo Maria Gomes e também da jovem Madalena Dias Gomes, presidente da Tertúlia Tauromáquica do Instituto Superior de Agronomia.
Augusto Gomes Júnior morreu com 100 anos em 3 de Outubro de 2014.

Fotos D.R.