quarta-feira, 21 de junho de 2017

Monumental de Badajoz é uma referência em acessibilidade para deficientes, garças às obras levadas a cabo pela empresa de Cutiño



A empresa Coso de Badajoz, de José Cutiño, pertencente à Fusión Internacional por la Tauromaquia (FIT), que gere a praça de toiros Monumental de Badajoz, apresentou esta manhã as obras levadas a cabo para melhorar o acesso a pessoas com algum tipo de deficiência física.
As obras constam de uma bilheteira adequada (foto ao lado) para pessoas em cadeiras de roda (mais baixa e por isso mais acessível), bares no interior da praça com barra também acessível, casa de banho com porta de correr e com alarme de aviso em caso de uma queda, duas plataformas na praça (bancadas) para cadeiras de roda no Tendido 4 e ainda uma plataforma com elevador para o acesso de pessoas com deficiência, sem necessidade de terem que ser ajudadas nas escadas.
José Cutiño, o empresário, explicou que "estávamos conscientes do novo contrato de arrendamento que assinámos com os proprietários da Monumental, que indicava que devíamos levar a cabo esta obra assumindo os seus custos. Queríamos fazer algo que permitisse que a Praça de Toiros de Badajoz fosse um modelo em acessibilidade para todo aquele que tenham dificuldades. Estamos muito contentes com o resultado".
Jesús Gumiel, presidente da Associação para a Atenção e a Integração Social das Pessoas com Discapacidade Física da Extremadura, congratulou-se pelo facto de "a empresa não só ter cumprido com os mínimos de acessibilidade que eram pedidos, como também os superou. Quem queira ter uma praça de toiros acessível, pode vir a Badajoz para ver as medidas que aqui foram feitas".
Também Francisco Javier Fragoso, alcalde de Badajoz, considerou que hoje "é um dia de satisfação para a cidade, que, além de mais, comemora o 50º aniversário da nova praça de toiros. Tenho que agradecer à empresa gestora, não só por ter levado a cabo esta obra que havia sido pedida pela Comissão de Urbanismo, mas também por converter a Monumental de Badajoz numa referência em acessibilidade em todas as praças de toiros de Espanha".

Fotos FIT