segunda-feira, 5 de junho de 2017

Núncio e Calejo Pires vencem 58º Concurso de Ganadarias de Évora


A ganadaria Branco Núncio ganhou ontem muito justamente o prémio de bravura e a de Calejo Pires, que fazia a sua estreia no Concurso de Ganadarias de Évora foi a vencedora do prémio de apresentação.
Viveu-se uma grande e emotiva tarde de toiros, com a praça muito bem emoldurada de exigentes aficionados (três quartos fortes das bancadas preenchidos) e a corrida ficou esencialmente marcada por um grande e empolgante triunfo do imparável António Ribeiro Telles com o belíssimo toiro de Romão Tenório, mas também por empolgantes actuações de João Moura Júnior no toiro de Passanha e de Marcos Bastinhas, que esteve enorme com o toiro vencedor de Núncio.
Memorável o triunfo dos Forcados Amadores de Montemor com três fantásticos monumentos à arte de bem pegar toiros interpretados por João da Câmara, por Manuel Ramalho e por Francisco Borges.
Tarde menos feliz para os Amadores de Évora com pegas a cargo de Gonçalo Pires (à primeira), Ricardo Sousa (sorte executada à quinta, a dobrar três tentativas falhadas do consagrado Dinis Caeiro) e João Madureira (à terceira).
Joaquim Bastinhas, que assistiu numa barreira, muito acarinhado pelos aficionados, foi brindado num ferro por Telles e também pelos forcados. A corrida foi acertadamente dirigida por Agostinho Borges, assessorado pela médica veterinária Drª Ana Romão.
Na foto ao lado, os proprietários das ganadarias vencedoras da 58ª edição do Concurso de Ganadarias de Évora, José Núncio e Manuel Calejo Pires, ladeados pelo empresário António Manuel Cardoso "Nené" e o seu sócio Carlos Ferrreira.
Mais logo, não perca a análise detalhada de Miguel Alvarenga e a grande foto-reportagem de Maria João Mil-Homens.

Foto Maria Mil-Homens