sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

A hora da mudança em Vila Franca




Hoje é o Dia Grande em Vila Franca de Xira.
Às quatro e meia da tarde são abertas na Santa Casa da Misericórdia (no Lar nº 2, sito na Rua Gomes Freire, nº 13, naquela cidade) as propostas das empresas candidatas à adjudicação da praça de toiros "Palha Blanco" nas temporadas de 2018 e 2019 (com mais uma de opção).
Dois antigos empresários da praça vilafranquense, Ricardo Levesinho (foto da esquerda) e António Manuel Cardoso "Nené" (foto da direita, com Pablo Hermoso de Mendoza) são, à partida, os dois favoritos nesta corrida e os dois preferidos pela aficion local, embora possam surgir outras surpresas de peso...
Um e outro não quiseram "abrir o livro" e dar conta dos seus projectos para Vila Franca, mas o "Farpas" sabe que tanto a Tauroleve de Levesinho, como a Toiros & Tauromaquia de "Nené" já têm toiros e toiros apalvrados para o caso de ganharem a praça.
"Revelar cartéis e os projectos que existem, neste momento, é dar trunfos ao inimigo...", explicam, pelo que as suas intenções vão ficar guardadas no segredo dos deuses até que se conheça, nos próximos dias, a decisão final dos responsáveis da Santa Casa, entidade proprietária da centenária "Palha Blanco".
Levesinho tem obra feita em Vila Franca, depois de ter gerido a praça durante vários anos e "Nené" conhece também a sensibilidade da aficion local depois de já ter estado ao leme da "Palha Blanco", primeiro em sociedade com Rogério Amaro e depois sózinho.
O antigo cabo dos Forcados Amadores de Alcochete, decano dos empresários taurinos portugueses, gestor das praças de Évora e de Alcochete, já formou um "cartel monstro" para o Colete Encarnado e tem também ambiciosos projectos para a corrida de Maio e para a Feira de Outubro.
A hora é de mudança na praça de toiros de Vila Franca.

Fotos Maria Mil-Homens e Emílio de Jesus