
O bandarilheiro português José Franco "Grenho", peão de confiança de Pablo Hermoso de Mendoza, resultou ferido quando anteotem toureava uma vaca no Rancho Joya, em San Miguel Allende, no México, durante um treino do rejoneador navarro.
"Grenho" estava a colocar a vaca, quando esta investiu descontrolada, saltando por cima do capote e dando-lhe um golpe com violência no olho direito. Os primeiros momentos foram alarmantes, por que a zona afectada começou a sangrar abundantemente, mercê dos cortes sofridos.
O bandarilheiro foi transportado ao Hospital de Santa Cruz, em Querétaro, onde após uma primeira inspecção foi operado para deter a hemorrogia interna no olho e assim se poder proceder a uma valorização mais exaustiva do seu estado.
Ontem de manhã foi feita uma ecografia ao olho, descartando-se uma possível lesão na retina, que era uma das suspeitas dos médicos, tendo ficado agendada uma nova intervenção cirúrgica para amanhã, sábado, a fim de limpar toda a zona afectada e prosseguir com a recuperação.
José Franco "Grenho" - a quem desejamos rápido restabelecimento - está fico há oito anos na quadrilha de Pablo Hermoso e esta semana cumpriu 30 anos de alternativa, tendo iniciado a sua carreira actuando às ordens de João Moura.
Fotos D.R./Juan Andrés H. Mendoza