quarta-feira, 6 de junho de 2018

31 anos de alternativa: parabéns, José Luis Cochicho!

José Luis Cochicho recebeu a alternativa há 31 anos e a sua trajectória nas
arenas, marcada pelos sucessos que alcançou com o fantástico cavalo "Zeus",
foi pautada pela dignidade e o elevado sentido de profissionalismo
José Luis Cochicho com dois Mestres do toureio a cavalo: David Ribeiro Telles
e Luis Miguel da Veiga. Também na foto, o seu bandarilheiro Albino Fernandes


6 de Junho de 1987, praça de toiros de Portalegre. Cumprem-se hoje 31 anos. José Luis Cochicho, nascido em Pardais (Vila Viçosa) cumpria neste dia o sonho e recebia a alternativa de cavaleiro tauromáquico das mãos de João Moura, com o testemunho de Joaquim Bastinhas, frente a toiros de Manuel Coimbra.
Apresentara-se pela primeira vez em público em 1979 na praça de Alter do Chão e prestara prova para cavaleiro praticante a 18 de Agosto de 1984 em Santa Eulália.
Da sua trajectória fazem parte triunfos conquistados em todas as praças do país - e faz parte, como pilar inesquecível de tantos êxitos, o célebre cavalo "Zeus", que foi ao tempo considerado e eleito como dos melhores que passaram pelas arenas.
Já retirado das arenas, toureou pela última vez há cinco anos no Campo Pequeno no festival a favor do forcado Nuno Carvalho "Mata", obtendo um sonante triunfo.
"Um toureiro, como verdadeiro artista que é, nasce e morre como tal. E eu irei sentir-me toureiro durante toda a minha vida", disse há cinco anos numa entrevista à revista "Vip".
31 anos depois do seu arranque como cavaleiro profissional, assinalamos a efeméride e daqui enviamos os parabéns a um toureiro que passou pelas arenas com elevado profissionalismo e sempre com uma tremenda dignidade.

Fotos Maria Mil-Homens, José Foles, Emílio de Jesus e Inácio Ramos Jr./Arquivo