quinta-feira, 7 de junho de 2018

Mundotoro: Pablo e Ventura tecem os maiores elogios ao Maestro Moura

Pablo Hermoso de Mendoza, Miguel Alvarenga e João Moura na corrida do ano
passado em Évora onde tourearam juntos
Diego Ventura com João Moura, na semana passada, no jantar de homenagem
promovido pelo "Farpas" e que decorreu no Palácio dos Aciprestes em Linda-a-
Velha (Oeiras)


As duas maiores figuras do rejoneio, Pablo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura, tecem hoje, em declarações ao site mundotoro.com, os mais rasgados elogios ao Maestro João Moura, que esta noite actua ao lado dos filhos no Campo Pequeno na comemoração dos seus 40 anos de alternativa - e de glória.

O site espanhol mundotoro.com publica hoje declarações de Pablo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura, as duas maiores figuras do rejoneio mundial, que colocam João Moura no mais alto dos patamares e o evocam como a sua grande referência desde sempre.
Esta noite, no Campo Pequeno, João Moura comemora os seus 40 anos de alternativa numa grande corrida em que vai estar acompanhado por seu filhos João Moura Jr., Miguel Moura e Tomás Moura (de 9 anos, que participará apenas no acto das cortesias), por seu sobrinho João Augusto Moura (novilheiro) e pelos forcados de Portalegre, de Arronches e de Monforte.
Lidam-se a cavalo três toiros de Manuel Coimbra e três de Romão Tenório e a pé um novilho de Torre D'Onofre. A corrida de hoje vai ser dirigida por Pedro Reinhardt, assessorado pelo médico veterinário Dr. Jorge Moreira da Silva.

Pablo Hermoso: "Foi para mim 
a maior referência no toureio"

Diz Pablo Hermoso:
"João Moura foi sempre para mim a maior referência no toureio. Tive a sorte de que nos meus princípios acolhesse em sua casa temporariamente e ali pude beber da fonte da máxima figura dos últimos quarenta anos. Um toureiro capaz de reduzir ao máximo as distâncias entre toiro e cavalo e que fez com que os seus cavalos se movessem nos terrenos do toiro como ninguém o tinha feito até então. Isso serviu-me muito para desenvolver uma tauromaquia e uma equitação própria, mas sempre sob os cânones do que o via fazer a ele".
E acrescenta:
"É um maestro no amplo sentido da palavra, que sempre se destacou em praça pela sua garra e competitividade. Uma competitividade e uma competição que comigo, pessoalmente, sempre esteve marcada pelo respeito mútuo e sobretudo por uma grande amizade. Espero que nos continua a fazer desfrutar nas arenas, pelo menos, outros quarenta anos!".

Diego Ventura: "É o Manolete 
do toureio a cavalo!"

Diego Ventura, por seu turno, afirma:
"Foi o meu grande maestro, o meu grande ídolo, uma pessoa que marcou muito a minha carreira e a minha vida. Foi a fonte de onde todos bebemos, todos os que foram figuras, um toureiro que marcou um antes e um depois no toureio a cavalo, sobretudo pela forma de templar os toiros e a forma que temos hoje de tourear, devemo-la a ele. Foi o inventor de todas as sortes que fazemos hoje em dia, os galopes a ladear, os recortes por dentro, a forma de lidar os toiros... Foi o primeiro a fazê-lo há quarenta anos, quando o toureio a cavalo era muito diferente e ser rejoneador tinha uma dificuldade tremenda. Com ele, muda o rejoneio. Foi um Manolete do toureio a cavalo. Como toureiro, foi um Deus. Foi um figurão que revolucionou o toureio a cavalo e um dos toureiros que marcaram uma época".

Fotos Maria Mil-Homens, Emílio de Jesus e mundotoro.com