Fernando de Andrade Salgueiro foi esta tarde homenageado pela Real Tertúlia D. Miguel I, precisamente no dia em que se comemoram 50 anos da sua alternativa (2 de Junho de 1968) na Monumental de Santarém |
Manuel Andrade Guerra, presidente emérito da Real Tertúlia e sua Mulher, Ana Magno (Tuxa) |
Miguel Alvarenga, Paulo Caetano, Fernando de Andrade Salgueiro e José Macedo Tomás, cabo do fantástico Grupo de Forcados Amadores de Coruche |
D. Francisco de Mascarenhas (92 anos) fez jus à sua excelente memória para recordar a importância da Dinastia Salgueiro e a sua grande amizade com toda a ilustre família do homenageado |
Fernando de Andrade Salgueiro com Manuel Jorge de Oliveira, que hoje assinala também o aniversário, 41º, da sua alternativa |
A Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I prestou hoje simbólica homenagem ao cavaleiro Fernando de Andrade Salgueiro, precisamente no dia em que se comemora o 50º aniversário da sua alternativa (2 de Junho de 1968), recebida na Monumental de Santarém das mãos de seu saudoso pai, Dr. Fernando Salgueiro, numa corrida presidida pelo então Chefe do Estado, Almirante Américo Thomaz.
O merecido e oportuno tributo a Fernando de Andrade Salgueiro decorreu num almoço na bonita Quinta do Gaio de Cima (Cartaxo), espaço setecentista propriedade de Maria do Carmo Infante da Câmara.
Com a sala replecta, mas, infelizmente, a ausência de um maior número de cavaleiros tauromáquicos, o acto contou com duas eloquentes intervenções de D. Francisco de Mascarenhas e de Paulo Caetano, ambos destacando a vincada personalidade do homenageado e a arte e a dignidade com que passou pelas arenas para além do discurso introdutório de Manuel Andrade Guerra, presidente emérito da Real Tertúlia, que em breves palavras justificou a importância desta homenagem e recordou a corrida de alternativa de Fernando Salgueiro há meio século em Santarém.
Francisco Godinho Cabral, presidente do Directório da Real Tertúlia D. Miguel I, fez a entrega ao homenageado de um bonito quadro de Serrão de Faria como lembrança desta celebração e também o nosso companheiro Emílio de Jesus fez questão de presentear Fernando Salgueiro com uma foto de sua autoria, tirada há vários anos e que reúne um quarteto de luxo: Dr. Fernando Salgueiro, Manuel Conde, D. Francisco de Mascarenhas e António Badajoz.
A encerrar a sessão falou Fernando de Andrade Salgueiro, agradecendo esta honraria:
"Dei sempre o meu melhor, procurei sempre honrar o nome de meu pai e hoje orgulho-me de a dinastia ter tido seguidores, nomeadamente meu filho e meu neto. Cinquenta anos depois, dou graças a Deus por estar vivo e por estar aqui convosco".
Para lá de um elevado número de sócios da Real Tertúlia, entre os quais o Marquês de Rio Maior e o General Mariz Fernandes, marcaram presença, além dos cavaleiros já referidos e que foram oradores, o também cavaleiro tauromáquico Manuel Jorge de Oliveira (que hoje mesmo cumpriu também 41 anos de alternativa); José Macedo Tomás, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Coruche; o empresário Paulo Pessoa de Carvalho (genro do homenageado), uma das filhas de Fernando Salgueiro, Catarina e dois dos seus netos, Pedro e Francisco; o apoderado João Duarte e o antigo e histórico forcado dos Amadores de Santarém, Mário Brilhante.
Fotos Emílio de Jesus