quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Alter do Chão: Juventude Popular promove colóquio sobre Tauromaquia


A Juventude Popular (JP/CDS) do distrito de Portalegre vai colocar o foco na defesa da tradição tauromáquica no próximo dia 22 de Dezembro, com a organização de um colóquio sobre o papel da tauromaquia na cultura portuguesa, em Alter do Chão, numa iniciativa promovida em conjunto com a respetiva concelhia da JP.
Aproveitando o debate nacional em torno da tauromaquia, a JP vai levar a discussão do tema para o concelho de Alter do Chão, com um debate que vai contar com a intervenção de um painel de oradores multifacetado e transversal ao sector, composto pelo Eng. Jorge de Carvalho, empresário com 25 anos de actividade, o cavaleiro tauromáquico Francisco Cortes, o professor Marco Gomes, o jornalista Hugo Teixeira, o médico veterinário Tiago Gomes e Diogo Bilé, do Grupo de Forcados Amadores de Alter do Chão. A discussão será moderada pelo presidente da concelhia de Alter do Chão da JP, Francisco Barreto Caldeira.
O líder distrital da JP, Francisco Garcia, afirma que esta “é uma iniciativa a aplaudir, que poderá ser emulada por outras estruturas concelhias no distrito”. “Em tempos em que a tauromaquia vive sendo alvo de constantes ataques por parte de uma minoria ativista de ‘bem pensantes’ do animalismo, a sociedade civil não se pode remeter ao silêncio, oferecendo àqueles o monopólio do protesto", acrescenta. “Temos a plena liberdade de ver e apreciar uma corrida de toiros. Há que afirmá-la, sem tibiezas nem complexos. É imperativo não deixar cair no esquecimento a voz de todos aqueles que se orgulham de ostentar esta liberdade”, defende o líder dos jovens populares no Alto Alentejo.
O debate terá lugar na Sala Auditório do Pólo da Universidade de Évora, em Alter do Chão, com início marcado para as 15h00 do dia 22 de Dezembro.