segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

GFA de Coruche edita publicação com os dados estatísticos da sua brilhante temporada



A Associação do Grupo de Forcados Amadores de Coruche editou uma brochura profusamente ilustrada (com a colaboração do site tauronews.com), com o apoio da sua Câmara Municipal, contendo todos os dados estatísticos da brilhante temporada do seu grupo de forcados.
José Macedo Tomás, cabo do GFA de Coruche, considera, na nota de abertura da publicação, que "a temporada de 2018 será lembrada por muitos anos, pois ela destaca-se de entre as outras, pela intensidade e exigência", acrescentando que "nunca acreditei muito naquele lugar-comum de 'o grupo encontra-se numa fase de renovação', pois parece-me que no Grupo de Coruche isso é uma constante".
Em 2018, o GFA de Coruche realizou 12 treinos em que participaram 40 elementos e pegou 45 toiros nas 15 corridas em que tomou parte e nas quais intervieram 12 forcados de cara, 5 primeiras ajudas, 13 segundas ajudas, 19 terceiras ajudas e 8 rabejadores.
Repartiram cartel com 27 cavaleiros, 1 matador de toiros e 12 grupos de forcados. Ocorreram 19 lesões de maior gravidade, fardaram-se 27 forcados (excluindo na corrida de 17 de Agosto em Coruche, comemorativa do seu aniversário e em que se fardaram muitos mais) e actuaram em 13 praças de toiros.
O grupo realizou duas acções de cariz solidário, a II Dádiva de Sangue e a III edição do Leilão Fotográfico (a favor de Nuno Carvalho "Mata").
No total, o GFA de Coruche participou em 40 actividades (treinos, corridas, etc.), teve actividade contínua durante todos os meses do ano e percorreu aproximadamente 5 mil quilómetros para tomar parte em todas as actividades referidas.
Na última página desta brochura com todo o balanço da última temporada, o GFA de Coruche faz um agradecimento especial ao apoderado Francisco Penedo, recentemente falecido (ao lado):
"Um obrigado especial a uma pessoa que nos deixou fisicamente mas que irá sempre acompanhar-nos e ajudar-nos como sempre fez. Que irá estar lá para nos 'empurrar' para a frente quando merecermos mas as oportunidades não surgem, e para nos puxar as orelhas quando não estivermos à altura da jaqueta que ele amou sem nunca ter vestido. Obrigado, Francisco Penedo".

Fotos D.R.