Tempos antigos (século passado...) na praça de toiros da Figueira da Foz, com o João Cortesão e os seus filhos António e Jaime (que hoje são homens -e bons!) |
E aqui, há menos anos, em casa do nosso comum amigo José Manuel Pires da Costa, com o anfitrião e com o Engº José Sanuel Lupi |
Engenheiro, escritor, cronista taurino e fadista. É assim que vem referenciado o nosso João Cortesão no cartaz com que a "Adega do João", na Loubagueira, ali para as bandas do Cadaval (Torres Vedras) anuncia a (merecidíssima) homenagem que lhe vão prestar já na próxima sexta-feira, dia 7.
Faltou referenciar: Amigo do seu Amigo. Uma das maiores qualidades do João, para quem os amigos podem ter defeitos... mas nunca os têm!
Estou aqui para o provar. A minha amizade com o João Cortesão é tão grande e tão antiga que vem ainda dos tempos de meu Pai, de quem ele foi grande Amigo - e depois, meu!
Em tempo de jantares para entregar prémios e para fazer homenagens, esta é uma das mais merecidas de todas.
Pela sua trajectória sempre em defesa da Tauromaquia, com posições polémicas e eternamente desassombradas, o João Cortesão merece esta e todas as homenagens que lhe fizerem.
Fotos Emílio de Jesus e D.R.