quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

PróToiro convida infeliz ministra da Cultura a ir ver uma tourada



Após nova gaffe, Federação PróToiro quer ajudar Graça Fonseca a combater 
preconceitos e discriminação a uma actividade cultural que tutela e convida a infeliz ministra a assistir a uma corrida de toiros

A PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia, apesar de indignada com mais uma gaffe da ainda ministra da Cultura, está disposta a ajudar Graça Fonseca (foto de cima) a combater os seus infundados preconceitos e discriminação que sente por uma actividade cultural como a Tauromaquia. Preocupada com a impreparação e falta de sentido de Estado demonstrada pela ministra, a PróToiro convida Graça Fonseca a assistir a uma corrida de toiros para perceber, de uma vez por todas, a importância desta arte para os portugueses, "povo de quem está tão distante", frisa a Federação.
A decisão de convidar a ainda ministra surge após o comentário de Graça Fonseca, na festa do 50º aniversário da RTP 2, durante a qual se confessou assustada por recear que a levassem para uma tourada após ouvir um tema de ‘Pasodoble’.
“Com este convite pretendemos apenas promover o enriquecimento cultural de Graça Fonseca. Está na hora do ministério da Cultura perder a graça e ganhar sentido de Estado. É o mínimo que se exige a alguém que gere uma pasta tão importante como a Cultura”, afirma Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da PróToiro, empresário tauromáquico e antigo forcado amador (foto ao lado), antecipando o vexame “se as declarações de Graça Fonseca chegassem, por exemplo, a Espanha”.
Para a PróToiro, "é constrangedor assistir ao desconhecimento e à total ausência de respeito desta ministra em relação à cultura taurina e aos milhões de aficionados".
“Ninguém percebe como ainda está em funções depois de ter chamado incivilizados e retrógrados aos aficionados, depois de se ter mostrado a favor da discriminação e de ter dito que era uma felicidade não ler jornais portugueses”, conclui Paulo Pessoa de Carvalho.

Fotos D.R. e Maria Mil-Homens