quarta-feira, 17 de abril de 2019

Associações de toureiros e de empresários expressam o seu pesar pela morte de Ricardo Chibanga


A Associação Nacional de Toureiros (ANDT) lamentou ontem "profundamente" em comunicado o desaparecimento de Ricardo Chibanga, "um dos símbolos maiores da tauromaquia nacional. A sua morte é uma perda irreparável para a cultura portuguesa, por tudo o que ‘El Africano’ representou ao longo da sua carreira, fruto de uma enorme paixão pela Festa Brava. A entrega e emoção com que actuava nos maiores palcos foram características que marcaram a sua identidade enquanto toureiro".
"Ricardo Chibanga - matador, colega e homem - deixa um vazio na Cultura tauromáquica e em todos aqueles que privaram com ele. Um verdadeiro exemplo que importa preservar e seguir para a defesa da Festa", acrescenta a ANDT.
Também a Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), através do seu presidente Paulo Pessoa de Carvalho, emitiu ontem um comunicado onde expressa o pesar de toda a classe pela morte do famoso toureiro.
"O Ricardo foi, é e será uma referência incontornável da festa de toiros em Portugal e no mundo. Todos temos muito a agradecer por tudo aquilo que fez em nome da tauromaquia, dos aficionados que criou e da promoção que deu à festa de toiros. Sem dúvida, um dos grandes embaixadores da nossa cultura, um apaixonado pela tauromaquia e responsável por ter levado essa paixão a milhares e milhares de aficionados", lê-se no comunicado da APET. Que acrescenta:
"Não há muitas palavras a dizer. Há sim um enorme sentimento de perda e de saudade que nos abala, que nos deixa um vazio, mas que também nos deixa a todos uma enorme responsabilidade: seguir um exemplo de afición e de amor à Festa como o Ricardo sempre demonstrou ter! Quando alguém que é uma referência e fisicamente nos deixa, a nossa obrigação é assumir o seu papel, honrá-lo e dar-lhe continuidade em tudo o que há de bom! É esse o nosso desafio, é isso que o Ricardo Chibanga quer e será, sem dúvida, a melhor memória que o tornará presente entre nós".

Foto D.R.