sexta-feira, 19 de abril de 2019

Fernando dos Santos homenageado na próxima 5ª feira em Sobral de Monte Agraço



Fernando dos Santos é um dos doze matadores de toiros que vão ser homenageados na próxima quinta-feira, dia 25 (feriado nacional) no festival taurino que se realiza na praça de Sobral de Monte Agraço, juntamente com António dos SantosFrancisco MendesJosé TrincheiraJosé JúlioArmando SoaresJosé SimõesMário CoelhoJúlio GomesÓscar RosmanoRicardo Chibanga (que morreu na passada semana e será homenageado a título póstumo) e José Manuel Pinto.
O festival da Tertúlia Tauromáquica Sobralense, organizado pelo empresário José Luis Gomes, em que se lidarão novilhos-toiros de Manuel Calejo Pires, tem cartel formado pelos cavaleiros Rui SalvadorDavid Gomes e o praticante Joaquim Brito Paes, pelos matadores António João FerreiraNuno Casquinha e Manuel Dias Gomese pelo grupo de forcados Amadores de Santarém.
Natural de Alcobaça, Fernando dos Santos recebeu a alternativa a 9 de Outubro de 1966 na praça espanhola de Mérida, das mãos de Vicente Punzón, com o testemunho de Luis Alviz. Não foi feliz no toiro do doutoramento, da ganadaria de Solis de Casablanca, mas "retratou-se" no segundo, cortando duas orelhas e saindo triunfalmente em ombros. Confirmou a alternativa a 12 de Outubro de 1968 na Monumental de Madrid, ao lado de Santiago Castro "Luguillano" e Adolfo Ávila "Paquiro" com toiros de Molero Hermanos. No final dos anos 70 rumou ao México, onde permaneceu alguns anos, triunfando e fazendo história.
Desde que abandonou as arenas, tem sido um dos mais destacados empresários taurinos nacionais, estando há mais de trinta anos à frente da Monumental de Albufeira, praça onde deram os seus primeiros passos, em novilhadas de oportunidade aos novos, quase todas as maiores figuras do toureio nacional. Foi também empresário da praça do Campo Pequeno e de outras.

Fotos Botán e Emílio de Jesus