"Este video representa tudo aquilo em que acredito como toureiro e como Português" - escreve o matador de toiros Joaquim Ribeiro "Cuqui" na sua página da rede social Facebook, onde hoje apresentou um video em defesa da arte tauromáquica e do mundo rural, afirmando que "a tauromaquia não é violenta" e que "cada vez existem mais crianças e jovens na defesa desta arte e desta tradição".
Grande parte do video é filmado na arena da praça de toiros da Moita, onde "Cuqui", professor da Escola Taurina, ensina aos mais novos a sua arte.
"A renovação, essência, tradição e sobretudo a capacidade de lutar muitas vezes contra tudo e todos! Não temos qualquer tipo de medo, com mais ou menos ataque vil. Somos só e apenas defensores da tradição neste país que é Portugal!", sublinha o toureiro. E acrescenta:
"A temporada de 2022, é de extrema importância para mim enquanto matador de toiros e para a defesa do mundo rural e da tauromaquia".
"Mesmo com a situação que todos atravessámos, devido à Covid-19, continuámos sempre na defesa desta arte e tradição, mesmo sem qualquer apoio estatal. Criámos ainda a possibilidade de colocar as crianças e jovens, mais perto da tauromaquia e aficion", escreve o matador, a terminar.
Pode ver o video aqui:
https://www.facebook.com/watch/?v=244361984444385
Foto D.R./J.R."Cuqui"