Cumprem-se no dia de hoje 59 anos de história do Grupo de Forcados Académicos de Coimbra, o grupo das jaquetas azuis, actualmente capitaneado por Ricardo Marques.
"A 3 de maio de 1964, escrevia-se a primeira página da nossa história: o Grupo de Forcados Amadores da Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra fazia a sua estreia na praça de toiros do Cartaxo!" - recorda o Grupo na sua página do Facebook. E acrescenta:
"Cinquenta e nove anos volvidos desde aquela tarde de domingo, a jaqueta do traje de passeio da Escola deu lugar às actuais jaquetas que herdam dos antigos, a inconfundível cor azul e os hoje denominados Académicos de Coimbra, partilhando da mesma ilusão e aficion, tudo fazem para honrar o contributo das várias gerações de valorosos forcados que os antecederam".
No espectáculo de estreia do Grupo na praça do Cartaxo actuaram os cavaleiros Joaquim José Correia (Quim-Zé) e Regalito Flores Cabeça (Regalito Faraó) e, a pé, Carlos Mabunga (o toureiro moçambicano que veio para Lisboa juntamente com o saudoso Ricardo Chibanga) e José da Costa (cartaz em cima).
Fotos D.R./GFA Académicos de Coimbra/Facebook