Ao contrário do que apregoavam os habituais maldizentes, o empresário Luis Miguel Pombeiro não adormeceu em serviço e começa agora, finalmente, a desvendar as primeiras novidades da temporada do Campo Pequeno - que, como já é do conhecimento público, terá a primeira corrida a 14 de Julho, com todos os cavaleiros da ilustre Família Ribeiro Telles (alternativa de António filho), toiros Ribeiro Telles e os forcados de Santarém e de Vila Franca.
"Com a tranquilidade e a serenidade necessárias à gestão tauromáquica da primeira praça do país - uma das mais importantes do mundo e a principal em Portugal, não só pelos seus 131 anos de vida, mas principalmente pelo seu historial - venho por este meio comunicar a todos os aficionados que estão contratadas duas das maiores Figuras do Toureio Mundial e que acabam de ser os Triunfadores da Feira de Sevilha!" - revela hoje o empresário em comunicado.
"Falo de Guillermo Hermoso de Mendoza, que saiu pela Porta do Príncipe da Real Maestranza de la Caballería - o que repete pela terceira vez consecutiva, afirmando-se, definitivamente, como uma Figura importantíssima do Toureio a Cavalo. E, ainda, com um enorme orgulho e satisfação, confirmo a presença, em Lisboa, de José António Morante de la Puebla, triunfador absoluto da Feira de Sevilha com os troféus máximos, numa tarde inolvidável, comprovando-se, mais uma vez, como Toureiro Histórico - um dos melhores de sempre - e que marca e escreve com letras de ouro nos Anais da Tauromaquia Mundial. De novo, Morante de la Puebla dá o exemplo de defesa da Festa, vindo ao Campo Pequeno, praça de que muito gosta e onde tem registado grandes êxitos!" - acrescenta o empresário.
"Continuarei a trabalhar para que os cartéis sejam os que o público mais deseja, afirmando, desde já, que, antes de ser empresa, sou acima de tudo um aficionado e acérrimo defensor da Tauromaquia e da sua continuidade em todas as Praças do Mundo", afirma ainda Pombeiro no comunicado, anunciando também que o Museu Taurino do Campo Pequeno vai reabrir, confirmando a notícia avançada esta manhã pelo site touroeouro.com, estando aberto nos dias das corridas da temporada, entre as 11h00 e as 18h00, sendo as entradas gratuitas e apenas condicionadas ao número máximo de pessoas presentes em cada momento.
Como podem constatar, Luis Miguel Pombeiro não estava a dormir. Permanecia apenas, em silêncio e tranquilamente, a fechar os cartéis da temporada lisboeta - que serão de arromba e cada qual um grande acontecimento.
7 de Setembro será a data da presença de Morante de la Puebla no Campo Pequeno, enquanto que Guillermo Hermoso actuará a 8 na corrida de gala à antiga portuguesa que encerra o abono.
Sobre a notícia avançada hoje pelo touroeouro.com de que Pombeiro estaria a apostar no mediatismo do cavaleiro Moura Caetano e do matador espanhol Cayetano Rivera Ordoñez (pelas respectivas relações amorosas que têm feito as delícias da revistas sociais) e que ambos poderiam actuar juntos numa das quatro corridas, adiantando mesmo que o Maestro Paulo Caetano também incluiria o cartel, o empresário preferiu nem fazer muitos comentários, afirmando apenas que a referida publicação "não tem pés nem cabeça...".
Fotos Arjona/Maestranza-Pagés, Juan Andrés H. Mendoza/"Farpas" e M. Alvarenga