sábado, 6 de maio de 2023

Reaparição amanhã em Vila Franca: Simão Neves fala da aventura de ter "ressuscitado" a ganadaria Conde de Murça

Antigo forcado do Aposento da Chamusca, hoje destacado picador a honrar o nome de Portugal além-fronteiras, Simão Pedro Neves foi o grande e empenhado responsável pelo regresso às arenas, depois de vários anos de ausência, da emblemática ganadaria Conde de Murça, propriedade de Jorge de Murça, que amanhã, domingo, reaparece na grande corrida de Vila Franca. Neste texto que deu à estampa na sua página da rede social Facebook e que aqui reproduzimos com a devida vénia, Simão Neves passa em revista o labor que levou a cabo nos últimos cinco anos e expressa a sua grande expectativa para a tarde de amanhã na “Palha Blanco”, onde se verá o fruto do seu trabalho. Nestas fotos de cima e na de baixo, Simão Neves tratando dos primeiros exemplares, hoje já toiros e que amanhã sairão à arena de Vila Franca. Nas de baixo, os toiros tal como os vamos ver dentro de 24 horas na “Palha Blanco”.


"Ao fim de cinco anos de trabalho, com muito esforço, sem horas, sem dias de descanso, com incertezas, com alguns e muitos almoços a campo com os amigos, dois anos de covid passados e nada melhor que fazer confinamento ao pé do rei da Festa Brava, se será este ou aquele, esta mãe com este pai?, está a chegar o dia do tira-teimas, talvez tenha arriscado demasiado, pois logo numa praça de primeira categoria, e Vila Franca


"A vida é feita de desafios e entre outros que tenho tido na vida, como a da Picador de toiros, este será provavelmente o mais surpreendente e o que tem levado mais tempo a chegar… mas chegou.


"O meu trabalho está feito, apenas me terei de montar a cavalo no meu Ídolo (que me tem acompanhado nestes anos ),e encerrá-los para seguirem de viagem até a dia esperado.


"O meu muito obrigado aos meus amigos Fidalgos (eles sabem bem quem são) que me ajudaram nestes anos e que certamente estarão na bancada a torcer , para que invistam e para que a tarde seja de glória e de triunfo.


"Só Deus e a mãe deles saberá.


"Um especial obrigado a minha família, em particular a minha mulher, a Marta, que sem ela seria impossível.


"A minha filha Maria Madalena, a que roubei dedicação para me dedicar à ganadaria, e sempre me compreenderam, tanto ela como a Mãe.


"Apenas terminar desejando sorte para todos. Que Deus nos proteja! 

Um beijo para o céu, para a minha Mãe e para a minha maior fã, a minha irmã Cláudia".


Simão Pedro Neves/Facebook


Fotos D.R./Simão P. Neves/Facebook e João Silva/Tauroleve