segunda-feira, 8 de maio de 2023

Vila Franca e S. Manços: as 6 pegas aos Murças (todas à primeira) ontem na "Palha Blanco"

Forcados de Vila Franca e S. Manços não tiveram dificuldades
de maior para pegar os Murças ontem na "Palha Blanco"

Miguel Alvarenga - Os toiros de Conde de Murça, que ontem reapareceram nas arenas em Vila Franca depois de longos anos de ausência, não dificultaram a vida aos valentes Forcados dos grupos de Vila Franca de Xira e de São Manços, resultando as seis pegas perfeitas, todas à primeira tentativa e executadas com brio pelos dois grupos, com os protagonistas (forcados de cara) muito bem ajudados pelos companheiros, havendo a destacar o facto de os dois cabos, Vasco Pereira e João Fortunato, terem dado o exemplo e pegado os respectivos primeiros toiros.

Os Murças investiram com alegria, indo pelo seu caminho, com nobreza, pouca força, apenas velocidade e empurrando, sem atrapalhar nada e sem fazerem mal - e os forcados estiveram todos bem na cara deles, recuando com temple e mandando nas investidas, fechando-se com decisão e com os companheiros a ajudar prontamente e com coesão, permitindo que as seis pegas ficassem consumadas ao primeiro intento.

Vasco Pereira, cabo de Vila Franca, pegou com a arte e galhardia habituais o primeiro toiro da tarde, com uma grande intervenção do primeiro-ajuda e de todo o grupo. 

Seguiu-se, no segundo, João Fortunato, bom forcado, cabo do Grupo de São Manços, que brindou aos companheiros anfitriões, bonito no cite, recuando bem e fechando-se com técnica apurada, com brilhante intervenção do primeiro ajuda, depois de o toiro ter dado um pequeno derrote para baixo.

Três toiros depois (o terceiro, quarto e quinto foram devolvidos aos currais, como ontem referimos, por manifestas deficiências nos membros anteriores), o sexto toiro foi pegado por Guilherme Dotti, experiente e bom forcado vilafranquense, que não se fechou bem de início, mas se emendou prontamente com a ajuda dos companheiros, consumando também à primeira.

Manuel Trindade, do grupo alentejano, pegou o sétimo toiro igualmente à primeira e sem dificuldades de maior, seguindo-se Lucas Gonçalves (Vila Franca) e Duarte Teles (São Manços), também os dois ao primeiro intento.

Foi uma tarde de arte e confirmação do valor dos dois grupos em praça - mas não foi, de todo, uma tarde dura ou difícil.

Ficam as sequências das seis pegas e já a seguir vamos mostrar os Momentos de Glória (e outros de menos glória...) protagonizados ontem na "Palha Blanco" por seis jovens cavaleiros, de que se destacaram, como aqui referi já, António Telles (filho) e Joaquim Brito Paes.

Fotos M. Alvarenga









Vasco Pereira, cabo de V. Franca, na primeira pega da tarde









Segunda pega, por João Fortunato, cabo de São Manços







Guilherme Dotti (V. Franca) na terceira pega da corrida









Quarta pega executada por Manuel Trindade (S. Manços)









Quinta pega consumada por Lucas Gonçalves (V. Franca)








Duarte Teles (S. Manços) na sexta e última pega