sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Fotógrafo Fernando Clemente colhido na trincheira ontem na Moita

Fernando Clemente quando o levantaram, sendo bem visível o golpe que sofreu na
cabeça. Na foto de baixo, o momento em que o toiro saltou, vendo-se mesmo à
direita o repórter fotográfico


O repórter fotográfico Fernando Clemente foi ontem apanhado na trincheira da praça da Moita pelo quinto toiro da corrida concurso de ganadarias, o exemplar da Casa Prudêncio, com 525 quilos, lidado por Luis Rouxinol Jr., que desde que entrara na arena já "avisara" várias vezes das suas intenções de saltar as tábuas.
Clemente, de 72 anos, director do site taurino "parar templar mandar" e colaborador do "Farpas" e de vários outros orgãos de comunicação social, estava na trincheira a fotografar, mesmo junto a um burladero e não terá tido tempo de escapar ao salto do toiro, que o atingiu e lhe provocou um fortíssimo golpe na cabeça. "Ficou com o escalpe à mostra", diz quem estava perto.
O repórter caíu depois para dentro do burladero e na trincheira viveram-se momentos de angústia, com forcados e toureiros a gritar para chamar os bombeiros - que o acudiram de imediato, bem como o médico cirurgião Dr. António Peças, que estava de serviço na praça.
Quanto o levantaram, Fernando Clemente estava consciente, mas meio atordoado e sangrando abundantemente da cabeça. Foi deitado na maca e levado de imediato para a enfermaria, onde foi assistido pelo Dr. António Peças, que nos informou depois: "Não é grave, está consciente, mas sofreu um grande golpe na cabeça e levou 35 agrafos".
Maria João Mil-Homens, que falou com Clemente na enfermaria, diz que "estava consciente, com a camisa cheia de sangue, mas aparentemente bem".
Foi transportado ao Hospital do Barreiro, onde se encontra neste momento a fazer exames para avaliar se sofreu alguma lesão e onde se encontra Maria João Mil-Homens.
Fernando Clemente deixara o seu automóvel na zona do Campo Pequeno e fora para a Moita no carro de Maria João e com Miguel Alvarenga. Jantaram na "Casa das Enguias" e iam regressar os três a Lisboa depois da corrida.
"Estava muito bem disposto, como sempre, o jantar foi divertido, nada faria prever uma coisa destas", diz Miguel Alvarenga. Clemente tinha programado amanhã de manhã ir com Maria João Mil-Homens para o Alentejo passar o dia a casa de amigos e depois irem à corrida a Moura.
Provavelmente, terá que ficar internado em observação esta noite.

Já a seguir, não perca a sequência fotográfica do acidente.

Fotos M. Alvarenga