quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

João Moura: "Estou sereno e tranquilo, nunca tratei mal um animal, nem ninguém!"

João Moura assistindo a um treino do filho Miguel na Quinta de Santo António,
em Monforte (primeira foto de cima) e treinando também ele próprio. Foi aqui
que a GNR ontem o deteve para ser ouvido num processo em que é acusado
de "maus tratos a cães", provavelmente fruto de denúncia de anti-taurinos
Notícias de primeira página nas edições desta manhã do "Correio da Manhã"
e do "i". Em baixo, João Moura com Miguel Alvarenga, director do "Farpas"


Equipas de reportagem da RTP e da SIC estão desde esta manhã às portas da Quinta de Santo António, em Monforte (Portalegre) a tentar obter declarações do cavaleiro João Moura na sequência dos acontecimentos de ontem - que até têm sido notícia de abertura de alguns telejornais!
O famoso toureiro, de 59 anos, primeira figura do toureio equestre mundial, foi detido ontem de manhã na sua quinta pela GNR depois de uma denúncia de que teria na herdade cães de raça Galgo Inglês subnutridos. A Guarda apreendeu 18 cães e João Moura foi levado para o posto em Monforte, tendo entretanto também já prestado declarações ao juiz no Tribunal de Portalegre, sendo-lhe aplicada, como acontece a qualquer cidadão arguido em qualquer processo, como medida de coacção, termo de identidade e residência.
Ao final da manhã de ontem, João Moura regressou a sua casa e disse ao "Farpas" que "estava de consciência tranquila":
"Não matei ninguém, não roubei nada a ninguém, não fiz mal a ninguém e nunca tratei mal os meus cães".
Os galgos são, há muitos anos, a "segunda paixão" de João Moura, depois dos toiros e dos cavalos. Foi já mais que uma vez vencedor do Campeonato Nacional de Espanha de Galgos, a última das quais há dez anos, em Março de 2010, quando a sua galga "Alheira" se sagrou vencedora de tão importante prova. Na altura, Moura disse ao "Farpas" que "esta vitória, na área dos galgos, é tão importante como, no campo tauromáquico, sair em ombros pela porta grande da Monumental de Madrid".
Já esta manhã, antes de partir para Espanha onde vai acompanhar seu filho Miguel num treino, João Moura reafirmou ao "Farpas" que está "tranquilo" e a aguardar "serenamente" o desenrolar de todo este processo:
"A tauromaquia não está a viver um momento fácil, ainda ninguém sabe se vai haver ou não corridas no Campo Pequeno e a verdade é que a imprensa tem os holofotes virados contra nós, daí o empolamento que desde ontem estão a dar a este caso. É curioso que tenham aberto alguns telejornais com a notícia de que eu tinha sido detido... Se tivesse ganho um importante troféu em Espanha, como ganhei tantos, ninguém diria nada. Temos que entender o momento que estamos a viver. Mas estou sereno e tranquilo e tenho a consciência muitíssimo tranquila. Quem me conhece sabe o quanto gosto de animais, de maus tratos jamais me poderão acusar. Nem a animais, nem a ninguém, nunca tratei ninguém mal na minha vida e já cá ando quase há 60 anos!".

Fotos M. Alvarenga e D.R.