quarta-feira, 15 de abril de 2020

1982: as duas primeiras noites de Rui Bento no Campo Pequeno



24 horas depois de ter anunciado que estava desvinculado do Campo Pequeno, após catorze anos a dirigir o departamento de Actividades Tauromáquica da empresa, recordamos os cartéis das duas primeiras actuações de Rui Bento na primeira praça do país.
A estreia (primeiro cartaz de cima) foi a 30 de Junho, no terceiro espectáculo das Festas Taurinas de Lisboa, pouco depois de ter vencido juntamente com José Luis Gonçalves o concurso "À Procura de Novos Toureiros", que o crítico Maurício do Vale organizou em parceria com a empresa do Campo Pequeno, então liderada por Manuel Jorge Díez dos Santos, filho do saudoso Manuel dos Santos.
Rui Bento repartiu cartel nesse noite com José Luis Gonçalves, tendo ambos prestado provas para novilheiros praticantes; com os então novilheiros Parreirita Cigano e Paco Duarte, os cavaleiros Gustavo Zenkl e José Luis Sommer D'Andrade e os forcados da Azambuja, ao tempo comandados por Francisco Vassalo. Lidaram-se novilhos-toiros de Manuel Agostinho Pontes Dias.
Menos de um mês depois, a 21 de Julho (cartaz de cima), a empresa repetiu Rui Bento ao lado de Pepe Valencia e dos cavaleiros Afonso Lopes e Manuel Tareco e dos forcados das Caldas da Rainha, então capitaneados por Arnaldo Santos, com novilhos-toiros da ganadaria Porto Alto.
Na foto ao lado, desse tempo, Rui Bento na praça das Caldas da Rainha com Miguel Alvarenga.

Foto Henrique de Carvalho Dias