quarta-feira, 15 de abril de 2020

Maurício do Vale fala-nos do concurso "À Procura de Novos Toureiros"


Maurício do Vale recorda-nos o concurso "À Procura de Novos Toureiros" no Campo Pequeno em 1982

A propósito das referências que ontem e hoje aqui fizemos ao célebre concurso "À Procura de Novos Toureiros" que no ano de 1982 revelou no Campo Pequeno os então jovens promissores José Luis Gonçalves e Rui Bento, o crítico tauromáquico Maurício do Vale (na foto, numa foto mais recente com os dois vencedores), que foi o autor da iniciativa, recordou ao "Farpas" alguns episódios que marcaram esse evento.
"Fui eu, enquanto responsável pelo programa de tauromaquia da época na RTP, o 'Sol e Sombra', quem propôs à televisão que se fizesse esse concurso para encontrar novos toureiros. Não me recordo quem era ao tempo o director de programas e quem mandava lá dentro, mas a verdade é que a RTP apoiou a cem por cento a minha ideia e fomos com ela para a frente", lembra Maurício. E acrescenta:
"Anunciou-se no programa que iria haver o concurso e que as inscrições seria feitas na sede da RTP, então na Av. 5 de Outubro. E apareceram 46 jovens a inscrever-se, com uma curiosidade: só se inscreveu uma rapariga, o resto eram todos rapazes. Havia primeiro umas reuniões com os candidatos e qual o nosso espanto quando a rapariga nos disse que se tinha inscrito porque queria ser cavaleira. E nós ficámos meio atrapalhados porque não estava previsto aparecerem cavaleiros. Não me lembro minimamente do nome da miúda, lembro-me que não chegou a tourear, mas fez as cortesias no Campo Pequeno, como se fosse o 'neto'...".
"O concusro teve desde logo o apoio da empresa do Campo Pequeno, à frente da qual estava o Manuel Jorge Díez dos Santos e o Dr. Paulo Rodrigues e foi lá na praça que se realizaram todas as eliminatórias, com garraias. Além dos 46 que se tinham inscrito na sede da RTP, houve depois mais alguns que apereceram e se inscreveram na praça", prossegue.
"Havia um júri formado por vários críticos taurinos e por elementos do Grupo Tauromáquico 'Sector 1' e depois das várias elininatórias ficaram apurados quatro jovens para a final, dois portugueses que eram o Rui Bento e o José Luis Gonçalves, acabaram por ganhar o concurso ex-aequo, e dois espanhóis, que curiosamente eram os futuros matadores de toiros e hoje professores da Escola Taurina de Madrid, José Luis Bote e 'El Fundi'. Outra curiosidade: ainda muito novinho, lembro-me de que trazia um bonézinho, vinha com eles, como bandarilheiro, outra futura figura do toureio, José Miguel Arroyo 'Joselito'", recorda, a terminar, o crítico Maurício do Vale.

Foto M. Alvarenga