Miguel Alvarenga - Tal como hoje dou as minhas voltinhas aqui pelo Campo Pequeno, mas, infelizmente, em circunstâncias tão diferentes, também naquela época em que a praça esteve em obras - de 2000 a 2006 - costumava "meter o nariz" (e a câmara fotográfica) aqui na zona, fotografando o andamento da situação. Cheguei mesmo um dia a subir ao último andar de um prédio aqui na Avenida da República, bati à porta, identifiquei.me como jornalista e deixaram-me ir à varanda tirar essa primeira foto de cima.
Era o tempo em que não tínhamos corridas, mas ninguém se importava com isso (situação bem distinta da que se vive hoje), porque era por uma boa causa que a praça estava encerrada. A obra monumental deve-se à Família Borges e à sua (mais tarde insolvente...) Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno (SRUCP) - a quem nunca ninguém soube agradecer devidamente. Se calhar, antes pelo contrário... Memória curta, a de muitos.
Mas hoje, vasculhando o meu baú de recordações, neste tempo estúpido em que nada temos para fazer, encontrei algumas dessas fotos - estas. Que aqui vos deixo, em jeito de recordação de um tempo que foi importante para o futuro do Campo Pequeno e da tauromaquia portuguesa.
Fotos M. Alvarenga