Recordação - hoje dada à estampa no Facebook pelo antigo forcado montemorense José Gomes da Silva (Turra) - das duas corridas de toiros que em Janeiro de 1972, nos dias 1 e 2, se realizaram numa praça portátil no Campo D. Carlos I na Ilha da Madeira.
Na primeira actuaram os cavaleiros José e Afonso Maldonado Cortes, o matador Armando Soares e os Forcados Amadores de Montemor, sob o comando de Simão Comenda, que não era o cabo, mas chefiou este grupo nesta digressão.
Na segunda corrida (primeira foto de cima), actuou como único cavaleiro José Cortes ao lado dos matadores Armando Soares e Júlio Gomes e voltaram a pegar os Forcados de Montemor.
Os bandarilheiros que coadjuvaram as lides foram Mário Freire, Ludovino Bacatum, António Augusto e Manolito dos Santos.
"Na primeira corrida só estavam quatro forcados fardados, as terceiras ajudas foram todas dadas pelos bandarilheiros, que faziam o melhor que conseguiam. Mesmo assim, foram todos pegados e bem, à Montemor. A partir dessa primeira corrida, melhorou tudo muito significativamente, passamos a estar cinco forcados fardados em praça" (foto de cima), recorda Gomes da Silva (segundo a contar da esquerda, na foto de cima, ao lado de Simão Comenda).
Fotos D.R.