terça-feira, 7 de abril de 2020

Vicente de la Calle: morreu um dos últimos românticos deste mundo dos toiros

Vicente de la Calle tinha 81 anos, era um dos sobreviventes de uma
época em que o romantismo predominava nos mundo dos toiros
Vicente de la Calle com seus dois filhos Álvaro (matador) e Juan (moço de espadas)
e, em baixo, já de cadeira de rodas, na sua última aparição pública, em Novembro
do ano passado, numa homenagem que lhe prestaram em Salamanca


Morreu Vicente de la Calle, um dos mais emblemáticos taurinos de Salamanca, antigo moço de espadas dos toureiros portugueses José Falcão e Rui Bento Vasques

Aos 81 anos, vítima de prolongada doença que, segundo alguns sites se terá agravado por ter contraído o coronavírus, morreu hoje aquele que foi um dos maus queridos e mais históricos taurinos de Salamanca, Vicente de la Calle - toda uma vida dedicada ao mundo do toiro nas suas múltiplas facetas.
Foi homem de confiança dos empresários Javier e José António Martínez Uranga (Choperitas) e também da Casa Carreño, exerceu durante anos o cargo de motorista do matador Pedro Gutiérrez Moya "Niño de la Capea", que conduziu por todas as estradas de Espanha, França e Portugal rumo às grandes praças. E foi também um dedicado e eficiente moço de espadas do matador de toiros português José Falcão, que "amortalhou com as suas próprias mãos na trágica tarde em que foi mortalmente colhido em Barcelona (1974", recorda o site aplausos.es. Vicente de la Calle foi também moço de espadas de Rui Bento Vasques, de que foi um dos principais e mais importantes apoiantes nos seus inícios e que ele próprio trouxe para Salamanca, onde então o jovem toureiro se radicou e viveu vários anos.
Chegou também a apoderar o matador luso António de Portugal no curto espaço em que este esteve em Salamanca e o último toureiro português que apoderou foi o cavaleiro Francisco Alcaide, quando esteve esteve radicado em Alba de Tormes (Salamanca) nos anos de 1990 e 1991.
Era pai do matador de toiros Álvaro de la Calle e do também conceituado moço de espadas Juan Vicente de la Calle, hoje às ordens do matador Paco Ureña e que em tempos foi moço de espadas do também matador português Vitor Mendes. Foi também empresários tauromáquico ocasional e vedor de toiros no campo, personificava a imagem de uma época  em que o romantismo predominava no mundo dos toiros.
A sua última aparição pública (foto ao lado) ocorreu  no passado mês de Novembro num acto organizado pela Federación de Peñas Taurinas "Helmántica", em Salamanca, em sua homenagem e também de seus filhos.
Que em paz descanse.

Fotos D.R.